Luto 06/10/2019 10h46 Atualizado às 20h00

Morre Ruben Toillier, ex-presidente da Oktoberfest

Falecimento ocorreu por volta das 6h40 deste domingo. Velório começa às 15 horas

Um dos grandes nomes de Santa Cruz do Sul faleceu na manhã deste domingo, 6. Ruben Toillier, de 71 anos, ex-presidente da Oktoberfest e antigo proprietário do Restaurante da Gruta estava internado no Hospital Santa Cruz por causa de um câncer. O velório começa a partir das 15 horas na Capela da Funerária Halmenschlager, na Avenida Independência 1.356. O sepultamento será nesta segunda-feira, às 9 horas, no Cemitério Evangélico Centenário de Rio Pardinho.

O irmão Osvino Toillier define Ruben como uma pessoa que sempre foi muito alegre e imprimiu um estilo próprio tanto na sua atividade no restaurante, como na Oktober. “Certamente se transformou em um legado para aqueles que hoje conduzem o evento”, definiu o irmão, emocionado. 

Para ele, foi uma perda incrível, mas que deixa uma marca. “Era uma pessoa muito bem quista, com uma vasta relação de amizade. Por onde passou fez música e cantou a alegria de viver. O momento é triste, mas temos que nos conformar pelo exemplo de vida que ele foi e o legado que deixou”, complementou o irmão, lembrando ainda que Ruben concluiu o novo Restaurante Casa Gaspar, que agora será conduzido pelo filho Ricardo.

O presidente da Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp), que organiza a Festa da Alegria, Léo Henrique Schwingel, diz que a perda é significativa, não só pela grande representatividade, e por Ruben ter tido o seu próprio negócio, mas pelo envolvimento comunitário. “Ele sempre foi a face da Oktober”, definiu. 

Na sexta-feira, 4, tanto ele quanto o atual presidente da festa, Ênio Ernesto Wermuth, estiveram no hospital para visitar o amigo. “Não imaginávamos que seria a despedida. Estamos consternados. Ele era quem comandava a Oktober. Na prática, os louros recaem sobre ele”, concluiu salientando que Ruben atuou ativamente na coordenação executiva até 2008.

Foto: Arquivo Gazeta do SulRuben tinha 71 anos

Ruben tinha 71 anos

 

Saiba mais
Ruben Toillier foi vice-presidente da festa em 2005, e presidente em 2006, 2007 e 2008. Na época, também foi presidente da Associação de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Santa Cruz do Sul. Por 26 anos foi proprietário do Restaurante da Gruta e, recentemente, inaugurou a Galeteria Casa Gaspar.

Ele era viúvo, deixa os filhos Ricardo e Debora, além da companheira Imara.