Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Dias intensos

Oktoberfest é sinônimo de trabalho para cerca de 4,4 mil pessoas

Para milhares de pessoas, a Oktoberfest de Santa Cruz do Sul significa alegria e diversão. Para outras, cultura e tradição, numa homenagem aos colonizadores alemães. Mas, para cerca de 4,4 mil pessoas, o evento significa muito trabalho. São músicos, cantores, dançarinos, cozinheiros, vigilantes, porteiros, serviços gerais, eletricistas, pintores, expositores, profissionais da imprensa, atendentes, figurantes e voluntários que ajudam a tornar a Festa da Alegria em realidade. A 35ª Oktoberfest inicia nesta quarta-feira, 9, e segue até o dia 20 de outubro, no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul.

Para o presidente da Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp), Léo Henrique Schwingel, o envolvimento da comunidade é um dos grandes patrimônios da Oktoberfest. “Somente na Coordenação Executiva do evento são mais de 60 pessoas que atuam de forma voluntária, doando tempo e conhecimento para a organização da maior festa alemã do Rio Grande do Sul”, enfatiza ele. O engajamento da comunidade também é destacado nos desfiles temáticos, com a participação de três mil figurantes em cada domingo, e na final da Olimpíada Rural, com 320 competidores representando os clubes do interior.

Além da geração de empregos, a festa movimenta o comércio de uma maneira geral, com destaque para a rede hoteleira, restaurantes, ateliers de costura e postos de combustível. “A cada ano, a Oktoberfest atrai em torno de 400 mil visitantes, no parque e na cidade, se consolidando como o maior evento do município e importante fomentador do desenvolvimento econômico, turístico e social”, frisa Schwingel. “E este é um dos papéis da Assemp como entidade parceria do município na organização, de contribuir para a qualificação da festa, que há muitos anos é autossustentável e superavitária”, enfatiza.

Publicidade

Oktoberfest em Números:
Coordenação Executiva: 60
Recepção: 67
Limpeza: 147
Segurança Privada: 123
Segurança Pública: 200
Feirasul: 653
Gastronomia: 700
Bandas: 350
Atrações no Parque: 175
Dançarinos: 1.258 (adultos e infantis)
Bilheteria: 160
Operação Bebidas: 95
7º BIB: 100
Imprensa: 280
Desfiles: 80
Infraestrutura: 40
Total: 4.488

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.