Marechal Floriano 08/10/2019 22h45 Atualizado às 09h31

Obra do calçadão vai iniciar ainda neste ano

Previsão do secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, Jeferson Gerhardt, é de que construção comece logo após as festas natalinas

Santa Cruz do Sul ganhará mais um cartão-postal. O Calçadão da Floriano, planejado por profissionais de diversas áreas da Prefeitura, deverá sair do papel ainda neste ano. A previsão é de que a obra comece logo após as festas de Natal. O projeto final foi apresentado na tarde de ontem no salão nobre do Palacinho pelo secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Jeferson Gerhardt. A revitalização inclui toda a extensão da Rua Marechal Floriano entre as quadras da Ramiro Barcelos (próxima à Catedral) e a Rua Tiradentes (junto à futura Biblioteca Municipal).

Segundo Gerhardt, o que mais pesou na elaboração do projeto é a preservação das tipuanas. Por causa disso foram projetados canteiros contínuos, com 2,80 metros de largura, para dar espaço às raízes. “O calçadão se transformará em uma praça linear, ligando a Praça Getúlio Vargas, Praça da Bandeira e Monumento ao Imigrante”, explica.

“Candidata a rua mais bonita do mundo”
Ao longo do Calçadão da Floriano, bancos e floreiras serão instalados. A ciclovia, prevista anteriormente, foi retirada. As calçadas terão piso tátil e rampas de acesso. O estacionamento também deixará de existir. De acordo com Gerhardt, os atuais arcos serão substituídos por uma estrutura nova, com lâmpadas de LED, o que vai possibilitar a alternância de cores conforme as campanhas e datas comemorativas. Será instalado ainda um pergolado junto à Praça da Bandeira. “Posso dizer que o Calçadão da Floriano é a minha menina dos olhos. Acredito que com ele poderemos nos candidatar à rua mais bonita do mundo”, disse Gerhardt.

Outros pontos
O prefeito Telmo Kirst tratou de ressaltar outros pontos turísticos em obras na cidade. “Sempre diziam que a minha menina dos olhos era o Lago Dourado, e está lá, em obras. Temos a Gruta revitalizada e o Parque da Cruz, que receberá grandes eventos após a construção do restaurante. E se a nossa rua principal, onde todos nós, santa-cruzenses, circulamos ao longo da nossa vida, já é elogiada, imagina como irá ficar num futuro muito próximo com o novo calçadão”, disse Telmo. Ele tratou de enfatizar a padronização das calçadas, uma das reclamações antigas da população. “É algo que a comunidade sempre pediu, reclamou e quer: que tenhamos calçadas boas na nossa rua principal. E vamos ter.”

LEIA MAIS: Assinado processo de licitação do calçadão da Floriano