Jetzt geht's los! 08/10/2019 23h00 Atualizado às 08h48

Oktoberfest de Santa Cruz do Sul começa nesta quarta

Festa da Alegria fará do município o endereço da cultura e da música

A partir das 18h30 desta quarta-feira, 9, os portões do Parque da Oktoberfest serão abertos na Rua Galvão Costa e só fecharão em definitivo depois que o último barril de chope, no próximo dia 20, for consumido. É o começo da 35ª Oktoberfest e Feirasul, sob o comando da Associação das Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp). Pelos próximos 12 dias, o endereço da alegria é Santa Cruz, que espera por seus visitantes – nesta quarta, eles estarão isentos de pagar a entrada. O acesso ao parque na noite de quarta-feira é grátis.

O dia de hoje começa cedo para a rainha Ana Paula Bohnen e as princesas Graziela Schoeninger e Jayne Inês Heck. Pela programação, a partir das 6 horas as soberanas estariam no cabeleireiro. O trio tem um compromisso de manhã e a abertura da festa, para convidados, no Bierhaus. Na tarde dessa terça, 8, em meio ao plantio de um pé de carvalho em Linha Santa Cruz e à inauguração de uma exposição na Casa das Artes Regina Simonis, elas passearam com a Gazeta do Sul. Nas paisagens de Linha Santa Cruz, desembarcaram na propriedade de Luiz Henrique Bender – o Jiló –, para fotografar em um casarão de 1860. “Estamos ansiosas por este dia. Não chega a faltar sono, porque nossa rotina é corrida. Chegamos em casa muito cansadas”, disse a rainha Ana Paula.

No banco do carro, as três passam falas e destacam o carinho das pessoas. Em todos os lugares que chegam selfies e abraços são obrigatórios. “É muito bom receber este carinho do público, ficamos felizes”, contou Jayne. E no berço da colonização alemã, são recebidas como autoridades. “Eu fico honrado em poder emprestar este espaço para as fotos delas. Pena que a mãe não está em casa”, contou Jiló, anfitrião do ensaio fotográfico na divisa de Linha Santa Cruz e Boa Vista. “Estou louco para ver a foto na Gazeta.” As meninas representam a continuidade da tradição da festa, projetam a alegria do público visitante e esperam todos de braços abertos. “Estamos preparadas. Serão 12 dias especiais. Convidamos para que venham participar desta festa”, decretou a rainha.

A abertura dos portões, nesta quarta, ocorre às 18h30, com entrada franca. A cerimônia oficial, para convidados, será na Bierhaus a partir das 19h30. O baile no Pavilhão Central, com a banda Ghermania, começa às 21h30. Neste mesmo horário, no lonão, é a Banda Magia que dá início ao agito. O encerramento do primeiro dia de festa será às 2 horas de quinta-feira.

Para menores
A entrada hoje é grátis, mas o acesso dos menores de idade depende do termo de autorização. Para ingressar no Parque da Oktoberfest será exigida a apresentação do termo de responsabilidade instituído pela Vara Regional da Infância e Juventude, para menores de 18 anos. A orientação, para evitar filas, é que o documento – que está disponível no site da festa – seja impresso e preenchido em casa. Na entrada do parque há o espaço para entrega dos termos.

Expectativa aumenta
Para o gerente de eventos da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Agostinho Wilges, a 35ª Oktoberfest será o espaço para divulgação da 20ª Expoagro Afubra, marcada para março do ano que vem. No Espaço Afubra, uma lavoura demonstrativa de tabaco divide espaço com flores e hortaliças. “Precisamos mostrar a diversificação que existe nas propriedades rurais. Então, este ano, optamos por hortaliças e pela lavoura demonstrativa”, conta.

Segundo ele, a grande expectativa é para o Dia da Maturidade Ativa, marcado para a próxima terça-feira. “É o momento em que mais temos público para atendimento. Estamos muito otimistas com esta Oktoberfest”, disse. Na exposição, a Afubra aposta nos painéis solares, que geram energia elétrica por meio de placas fotovoltaicas. Junto ao estande, foi montado um espaço demonstrativo do serviço Afubra Verde. “Este é o futuro, é a tecnologia que estamos disponibilizando também aqui na festa.”

Foto: Bruno PedryWilges: expectativa no Espaço Afubra é para o Dia da Maturidade Ativa, na terça
Wilges: expectativa no Espaço Afubra é para o Dia da Maturidade Ativa, na terça

LEIA MAIS: Primeira noite de 35ª Oktoberfest terá entrada gratuita