Santa Cruz 09/10/2019 23h35 Atualizado às 12h14

Oficina de artesanato integra a melhor idade no Bairro Aliança

Encontros promovidos pela Associação de Amparo à Terceira Idade (AATI) ocorrem semanalmente na sede da entidade

As tardes de terça-feira são repletas de arte, amizade e alegria no centro de convivência da Associação de Amparo à Terceira Idade (AATI), no Bairro Aliança, em Santa Cruz do Sul. Desde abril, a entidade promove uma oficina de artesanato onde materiais descartáveis são reaproveitados. Os encontros semanais são abertos à comunidade. Das 14 às 17 horas, mãos habilidosas transformam lixo em peças cheias de beleza e significado. “Os fios de lã que ganhamos estão virando vassouras para tirar o pó”, diz a coordenadora do grupo, Neusa Dresch.

Até mesmo as bolas decorativas usadas no último aniversário da AATI, em setembro, foram confeccionadas com sacolas plásticas. “Cada bola tem de 20 a 25 sacolinhas”, ressalta. A conscientização sobre o meio ambiente é uma das bases dos encontros, que tiveram início com uma palestra da educadora ambiental Norma Barden. Além disso, a proposta é integrar as pessoas e promover troca de cultura e conhecimentos. “Aqui todo mundo é professor”, afirma a participante Janine Griebel. A ideia é vender todo o material produzido e destinar a renda para a associação.

Aos 63 anos, a aposentada Noemi Hochscheidt participa da oficina de artesanato desde o primeiro encontro. “Sinto-me em casa aqui. Sempre fiz trabalhos manuais, mas em grupo é ainda melhor, pois criamos novas amizades e nos divertimos.” A moradora do Bairro Arroio Grande conta que também participa de outros grupos na cidade, sempre com foco em atividades criativas. “Meu lema é ocupar a mente para não ficar doente”, diverte-se. Quem também deseja compartilhar desses momentos de confraternização pode anotar na agenda: todos são bem-vindos na Rua Simão Gramlich, 1.017, nas tardes de terça-feira.

Foto: Lula HelferNoemi Hochscheidt: ocupar a mente
Noemi Hochscheidt: ocupar a mente


Nova diretoria

A Associação de Amparo à Terceira Idade (AATI) está com nova diretoria para o mandato 2019/21, definida em assembleia no dia 3 deste mês. A posse festiva ocorrerá na primeira semana de dezembro. O novo presidente é Gilberto André Pereira, que tem como vice Jociane Becker. A AATI é uma entidade de natureza civil e sem fins lucrativos, fundada em 25 de setembro de 1995. Seu objetivo principal é construir e manter uma comunidade habitacional para pessoas idosas, promovendo seu bem-estar e mantendo-as integradas ativamente em sociedade mediante atividades terapêuticas e recreação. Para ajudar nos projetos, as pessoas podem se associar, participar das reuniões, dar sugestões e aderir às campanhas. Mais informações podem ser obtidas pelos fones (51) 3715 1501 e 98117 2448, com Neusa Dresch.