Santa Cruz 10/10/2019 15h47 Atualizado às 20h51

O que abre e o que fecha no feriado de Nossa Senhora Aparecida

Saiba como funcionarão comércio, supermercados e shoppings do município

Santa-cruzenses que se preparam para o fim de semana precisam lembrar que este sábado, 12, é feriado. A data celebra Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. O dia que deve registrar até 37 graus, ainda é dedicado às crianças – embora não seja esse o motivo de feriado. Moradores e turistas que vêm para a 35ª Oktoberfest encontrarão comércio fechado, supermercados com horário especial e atendimento nos shoppings.

LEIA MAIS:
Próximos dias serão de calor intenso em Santa Cruz

Comércio

A grande maioria do comércio santa-cruzense não abrirá no próximo sábado, 12. Conforme o Sindilojas, as lojas não podem abrir com funcionários, somente com atendimento dos proprietários, tanto sábado como domingo. No caso da Havan, há um acordo a parte. A loja abre das 9 às 22 horas, com funcionários escalados para o feriado.

LEIA MAIS: Lojas fechadas reacendem discussões sobre os horários de funcionamento

Supermercados

Conforme o Sindigêneros, os hipermercados, supermercados, minimercados e armazéns estão autorizados a abrir até as 12 horas durante a manhã e a partir das 16 horas no período da tarde e noite. Veja os horários de funcionamento:

Miller – das 8 horas às 12 horas e das 16 horas às 21 horas (unidade Verena até 20h30)
Big – das 9 horas às 21 horas
Nacional – das 9 horas às 12 horas e das 16 horas às 21 horas
Comercial Zaffari – das 9 horas às 12 horas e das 16 horas às 21 horas
Rede Vivo – das 8 horas às 12 horas e das 16 horas às 20 horas
Alegria – das 8h30 às 12 horas e das 16 horas às 20h30
Dia – 8 horas às 14 horas

Shoppings

Os shoppings abrirão no feriado. No Shopping Santa Cruz, a praça de alimentação estará aberta das 11 horas às 22h30, enquanto no Shopping Germânia, das 10 às 22 horas. As lojas têm atendimento facultativo, sem funcionários, em ambos os estabelecimentos.

Prefeitura

Em virtude do feriado, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul informou que estarão funcionando, na área da saúde, os plantões do Pronto-atendimento (PA), Centro Materno Infantil (Cemai), Samu, Hospitalzinho, Caps AD III e UPA do Bairro Esmeralda. O Programa Portas Abertas não funcionará neste sábado. 

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade manterá plantão no setor de hidráulica pelo telefone 153. O serviço de coleta de lixo ocorrerá normalmente, bem como a varrição manual de final de semana. 

Na área social, atenderão em regime de plantão o Albergue Municipal, os abrigos masculino e feminino e o Conselho Tutelar. Pelo telefone 153 podem ser acionadas a Defesa Civil e a Guarda Municipal, em caso de emergência. As feiras rurais funcionarão normalmente neste dia.