Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Lazer e turismo

Praça da Cultura é inaugurada no Centro de Santa Cruz

Foto: Bruno Pedry

Prefeito participou da inauguração

O espaço entre os prédios que abrigam a Secretaria Municipal de Cultura e a Biblioteca Pública Municipal, na esquina das ruas Marechal Floriano e Galvão Costa, no Centro de Santa Cruz está de cara nova e recém-inaugurado. A área engrossa a lista de locais destinados ao lazer no município, que agora conta com 52 praças.

Sob sol forte, alunos da Escola Municipal Dona Leopoldina, inauguraram os bloquetes, com danças típicas alemãs. No Dia das Crianças e durante a Oktoberfest, o que se espera em um ato público municipal é uma homenagem à cultura alemã, feita pelos baixinhos.

O prefeito Telmo Kirst (PSD) prestigiou a inauguração, ocorrida na manhã deste sábado, 12. “Estamos dando aqui, apenas o primeiro passo, na inauguração da praça. O segundo, será a abertura da Biblioteca Pública Municipal”, reforça o chefe do Executivo. A inauguração da biblioteca está marcada para o dia 29 de novembro.

Publicidade

Alunos apresentaram danças típicas alemãs

Homenagem à Cultura

Na manhã deste sábado, o prefeito Telmo assinou o projeto de lei para dar nome à Praça da Cultura. Na proposta, José Paulo Rauber Filho será homenageado.

Ele foi uma liderança política e um dos grandes incentivadores do teatro no município. Foi vereador por dois mandatos, de 1983 a 1988 e de 1989 a 1992, Presidente da Câmara de Vereadores em 1989, e primeiro Secretário Municipal de Turismo de Santa Cruz do Sul, no governo de Elemar Gruendling. Nos deixou em abril de 2011, aos 74 anos.

Rauber foi uma das personalidades que ajudou a criar a Festa Nacional do Fumo (Fenaf), evento que antecedeu a Oktoberfest. O ex-parlamentar também foi um dos fundadores do diretório municipal do MDB. Seu rosto serviu de modelo para a construção do busto que está em frente ao Monumento do Imigrante.

Paulo foi casado durante 53 anos com a culinarista Gilda Rauber, também falecida. O casal tinha uma estreita ligação com a cultura e se conheceu enquanto atuava no teatro, por meio do Grupo de Atores Teatrais Independentes (GAT). Fizeram radionovelas na Rádio Santa Cruz e protagonizaram juntos o primeiro beijo romântico dos palcos santa-cruzenses. Tiveram três filhos: Márcia, Marcos e Rafael; e cinco netos: Ismael, Leonardo, Matheus, Lucas e Júlia.

Publicidade

Inauguração aconteceu nesta manhã

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.