Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Sertanejo

GALERIA: veja como foi o show de Fernando & Sorocaba na Oktoberfest

Foto: Bruno Pedry

Fernando Zor, recuperado de uma pneumonia, usou traje típico alemão no show

Fernando Zorzanello Bonifácio, o Fernando, e Fernando Fakri de Assis, o Sorocaba, foram apresentados por um amigo em comum em um bar em Londrina, no Paraná. A partir dali deram início à dupla sertaneja Fernando & Sorocaba, começando uma trajetória de sucesso por todo o País. Nesse sábado, 12, os dois se apresentaram na Arena de Shows da 35ª Oktoberfest e animaram o público.

Fernando Zor, recuperado de uma pneumonia que quase impediu a vinda dele para Santa Cruz, usou traje típico alemão durante o show. Veja fotos do espetáculo, feitas pelo fotógrafo Bruno Pedry.

LEIA MAIS: CONFIRA A COBERTURA COMPLETA DA 35ª OKTOBERFEST

Publicidade

História da dupla

O primeiro Fernando, desde pequeno, já pegava o violão do avô e fugia das lavouras, em Ji-Paraná, para ficar tocando. Mudou-se com seu pai, Pablo, para Cuiabá aos 15 anos e foi integrante da banda Arena Country. Posteriormente, declarou o seu amor pelo rock homenageando o Guns N’Roses.

Sorocaba iniciou sua carreira quando estava na faculdade de Agronomia em Londrina. Atualmente, ele lidera a lista dos compositores que mais recebem do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad). Ele tem músicas suas gravadas por todas as principais duplas – e cantores solo – do País.

Publicidade

Sorocaba foi cursar Agronomia, mas na faculdade, só queria saber de cantar. Porém, ele sabia que estava no caminho certo. Em pouco tempo, o paulista (de Sorocaba, daí o apelido) fazia shows em diversos bares de Londrina e passou a ser conhecido no circuito universitário com suas composições próprias.

A dupla já teve outros três Fernandos, que não deram certo. No segundo ano de faculdade, já pagavam as contas graças às suas canções e em 2008 lançaram o primeiro CD e DVD, Bala de Prata ao Vivo, pela Universal Music. O álbum ao vivo foi gravado às margens do Rio Bandeirantes do Norte, no município de Santa Fé, no Paraná, com a participação de um público de 10 mil pessoas, cantando em coro grandes hits como Vem Ficar do Meu Lado, Noite Enluarada e Bala de Prata. Ganharam um Disco de Ouro pelo DVD, que vendeu 50 mil cópias.

No ano seguinte, em 2009, lançaram o álbum Vendaval. Nesse mesmo ano, lançaram o hit Paga Pau, que foi sucesso em todo o Brasil. Em 2010 é lançado o segundo DVD de Fernando & Sorocaba, intitulado Acústico. É o primeiro disco da dupla lançado pela gravadora Som Livre e contou com a participação especial da dupla João Neto & Frederico na música Delegada. Em agosto de 2010, eles gravaram o terceiro DVD da carreira, na cidade de Campina Grande do Sul, região metropolitana de Curitiba, intitulado Bola de Cristal – Ao Vivo.

Publicidade

ARAME

De 25 a 27 de outubro de 2011, em Curitiba, foi gravado o quarto DVD, Acústico na Ópera de Arame, em três shows para 1,5 mil pessoas cada, todos realizados na Ópera de Arame, um dos principais cartões-postais daquela cidade. O audacioso projeto é inteiramente composto por inovadoras projeções mapeadas em 3D, o que dele primeiro projeto inteiramente produzido com essa tecnologia no mundo. Cada centímetro do local, com todas as suas nuances e transparências, foi mapeado e iluminado para compor o cenário, criando ilusões visuais extraordinárias.

A maioria das canções ouvidas no show desse sábado, na Arena de Shows do Parque da Oktoberfest, são de Sorocaba. Em sua trajetória, ele coleciona mais de cem canções, com destaques para Madri, Paga Pau, Bala de Prata, A Casa Caiu, Tô Passando Mal, Até o Final, Teus Segredos, Meteoro (canção que ajudou a projetar o cantor Luan Santana) e Você não Sabe o que É Amor.

Publicidade

A partir de 2014, a dupla transferiu a carreira para sua gravadora independente, a FS Produções Artísticas. Daí criaram um show beneficente e a fundação FS Premium, para causas sociais e para auxílio a outras instituições, crianças carentes e hospitais. Em 2017, a dupla completou dez anos de carreira e, para comemorar, gravou na cidade de Holambra, interior de São Paulo, o sétimo DVD da carreira, Sou do Interior. Nele participam Jorge & Mateus, Nego do Borel, MC Menor, Luan Santana, Jetlag Music, Matheus & Kauan e Chris Weaver.

Discografia

Álbuns ao vivo
2008 – Bala de Prata – Ao Vivo
2009 – Vendaval – Ao Vivo
2010 – Acústico
2011 – Bola de Cristal – Ao Vivo
2012 – Acústico na Ópera de Arame
2014 – Sinta Essa Experiência
2015 – Anjo de Cabelos Longos
2017 – Sou do Interior – Ao Vivo
2018 – O Chamado da Floresta – Ao Vivo
2019 – Isso é Churrasco – Ao Vivo

Publicidade

Álbuns de estúdio
2013 – Homens e Anjos
2016 – FS Studio Sessions Vol. 1
2016 – FS Studio Sessions Vol. 2

EPs
2014 – Sem Reação

DVDs
2008 – Bala de Prata
2010 – Fernando & Sorocaba – Acústico
2011 – Bola de Cristal – Ao Vivo
2012 – Acústico na Ópera de Arame
2014 – Sinta Essa Experiência
2015 – Anjo de Cabelos Longos
2017 – Sou do Interior – Ao Vivo
2018 – O Chamado da Floresta – Ao Vivo
2019 – Isso é Churrasco – Ao Vivo

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.