Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

Prefeitura abre sindicância e demite servidor após denúncia

Foto: Pedro Garcia

Caminhão com identificação da Prefeitura e a retroescavadeira junto ao imóvel

A Prefeitura de Santa Cruz informou, na manhã desta quarta-feira, 16, que uma sindicância foi aberta para apurar a denúncia da Gazeta do Sul de uso de veículos da Secretaria de Habitação em uma obra de pessoas ligadas à secretária Aretusa Scheibler e ao vereador governista André Scheibler (SD). A sindicância foi solicitada pela própria Aretusa. Em nota, o Palacinho comunicou que o servidor Luiz de Oliveira, ex-assessor de Scheibler, que teria sido o responsável pelo serviço no imóvel privado, foi exonerado.

A situação ocorreu na manhã da última quarta-feira, 9, quando moradores do Loteamento Terravista, que fica próximo ao acesso à estrada de João Alves, perceberam a circulação de veículos com identificação do Município em uma área particular na Rua Matheus Rafael Raschen. No local, há uma casa em construção.

Publicidade

Gazeta do Sul esteve no local minutos depois e constatou a presença de uma kombi e de um caminhão – que, naquele momento, despejava uma carga de terra junto ao imóvel. Ambos os veículos pertencem à frota da Secretaria Municipal de Habitação. Segundo relatos de moradores, as equipes não foram vistas nessa área em outros horários ou nos dias seguintes.

De acordo com a certidão do imóvel, a propriedade de 693 metros quadrados pertence, desde abril de 2016, a Débora Reichert de Oliveira, namorada de Marcelo André Scheibler, que é filho do vereador André Scheibler e enteado da secretária Aretusa. Segundo Marcelo, a carga foi solicitada por Débora a Luiz de Oliveira, servidor da Prefeitura e ex-assessor de Scheibler na Câmara (veja abaixo).

Conforme dados que constam na própria certidão, Débora e Marcelo mantêm uma união estável desde 2016. Em fevereiro, eles fizeram uma alienação fiduciária do imóvel ao Banrisul – o que significa que o lote foi entregue como garantia de um financiamento para a construção da casa. A obra teve início neste ano. A certidão também aponta que o imóvel é avaliado em R$ 434,5 mil.

Publicidade

LEIA MAIS: Veículos da Prefeitura de Santa Cruz são flagrados em obra privada

Outros episódios
Essa não é a primeira denúncia de uso de estruturas públicas para fins privados em Santa Cruz. Em 2012, durante o governo de Kelly Moraes (PTB), a oposição trouxe à tona na Câmara que servidores da Prefeitura haviam feito o conserto de um portão em uma propriedade do então secretário de Transportes Antônio Nascimento, em Linha Sete. O episódio levou à demissão de Nascimento e a uma ação civil pública contra ele.

Em janeiro deste ano, o subprefeito de Boa Vista, Nelcindo Freese, foi exonerado após determinar o transporte de uma carga de silagem em um caminhão do Município para uma propriedade particular em Linha Áustria. O caso foi descoberto porque um morador gravou a carga sendo transportada e divulgou na internet.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.