Educação 17/10/2019 21h24 Atualizado às 10h43

Aluno de Rio Pardo representa a região durante mostra de tecnologia

Pedro Neto Clemens, de 9 anos, apresenta maleta com materiais para experimentos no 2º Festival Steam Seduc/RS

O estudante do 5º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Ramiz Galvão, de Rio Pardo, Pedro Neto Silva Andrade Clemens, de 9 anos, é o representante da 6ª Coordenadoria Regional de Educação no 2º Festival Steam Seduc/RS. O evento começou nessa quinta-feira, 17, e termina nesta sexta-feira, 18, em Porto Alegre, com a participação de 200 pessoas, entre alunos e professores do Estado. Ele foi escolhido na 4ª Mostra Regional de Projetos, realizada em setembro, na 32ª Feira do Livro de Santa Cruz do Sul e é o mais participante mais novo.

Pedro criou uma maleta que, aberta, serve como painel de exposição sobre astrofísica. Materiais para a realização de trabalhos e experimentos ficam armazenados na maleta, revezada entre os colegas. A professora Thaís Costa, coordenadora da sala de recursos multifuncionais da escola, explica que ele é um aluno de altas habilidades. “É uma satisfação ver o Pedro apresentando o projeto. É motivo de orgulho e felicidade”, afirmou.

Com a iniciativa, a Secretaria Estadual da Educação incentiva a prática da robótica educacional, o empreendedorismo juvenil e a cultura digital nas escolas públicas.

Sobre o evento
O termo Steam é um acrônimo que significa Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática (Science, Technology, Engineering, Art and Math), um conjunto de conhecimentos técnicos essenciais para que os estudantes se preparem para uma boa posição no mercado de trabalho do século 21.

Além da parte técnica, a metodologia Steam permite aprender e desenvolver características como a imaginação, criatividade, pensamento crítico, adaptabilidade, colaboração, comunicação, estrutura emocional e social, além de habilidades culturais e sociais.