Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Uninter

Venâncio Aires tem atendimento fonoaudiológico para autistas

Foto: Divulgação

Crianças com autismo recebem atendimento

Desde a sua criação, o objetivo do Grupo Esperança Azul é de promover a troca de experiências entre pais de crianças com autismo residentes no Município, realizar a divulgação de informações e eventos que abordem o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Diariamente, os integrantes da Associação Pró-autismo de Venâncio Aires buscam novos meios de proporcionar melhorias, seja nos espaços de convivência ou em serviços voltados a evolução e o desenvolvimento cognitivo.

Com sede fixada no Polo Venâncio-airense do Centro Universitário Uninter, na última sexta-feira, 11, uma nova e promissora etapa no que se refere à promoção de melhorar a qualidade de vida para as 11 crianças cadastradas na Associação Pró-autismo que passam a receber um atendimento especializado de Fonoaudiologia no local, oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde. Ao todo, segundo a Presidente da entidade, Ramone Mohr, “são 30 famílias cadastradas na associação, sempre aguardando em filas de espera por atendimentos ou pagando particular. Esse é um grande passo, o começo de uma demanda muito aguardada pelos familiares das crianças com TEA”, garante.

Os atendimentos acontecerão nas segundas e sextas-feiras, conforme a disponibilidade da profissional, bem como, a lista de espera e evolução dos quadros. O cadastramento pode ser realizado na Secretaria Municipal de Saúde.

Publicidade

Para a Presidente da Associação dos Amigos do Centro Municipal de Cultura (Aacemuc), Maria Lucia Costa, “é de suma importância abrir as portas para apoiar uma causa tão importante. Nós enquanto mantenedores somos mais um elo forte desta corrente que busca abraçar cada vez mais projetos, ideias e ações que visam melhorar a qualidade de vida de todos”, relata.

Qual o tamanho do amor que carregas nas mãos?
Não diferente de outras relações entre pais e filhos, neste caso, é impossível dimensionar todos os cuidados e doses extras de amor empregados para cuidar de uma criança autista. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima-se que dois milhões de brasileiros possuam o Transtorno do Espectro Autista (TEA), e sua incidência é maior para o sexo masculino: para cada quatro meninos identificados como autistas, somente uma menina é diagnosticada. As definições do TEA estão em constante atualização pela OMS, isso devido à complexidade que é considerada a síndrome. O autismo é um distúrbio do desenvolvimento que ocorre na primeira infância caracterizada pelo comprometimento da interação social, comunicação verbal e não verbal e comportamento restrito e repetitivo. Ainda não há uma causa específica, mas os estudos buscam encontrar respostas, principalmente no cérebro, além das questões da hereditariedade.

Para o Secretário de Saúde, Ramon Schwengber, “este feito é motivo de muito orgulho, pois essa árdua luta é um desejo que buscamos à longa data. Certamente, é o marco de um promissor serviço que abraça essa causa tão linda em prol às crianças com autismo”, conclui.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.