Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Campanha

Dia D de vacinação contra o sarampo será neste sábado

Foto: Divulgação

28.783 pessoas dessa faixa etária foram vacinadas

A Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo terá uma ação especial neste sábado, 19, quando os postos de saúde de Santa Cruz do Sul estarão abertos para a população, no chamado Dia D. A imunização ocorrerá das 8 às 12 horas. Apenas a Estratégia Saúde da Família (ESF) Monte Alverne não irá abrir, já que a Dr. Pedro Eggler terá atendimento para a comunidade local.

Para receber as doses, é necessário levar a carteira de vacinas e, preferencialmente, o Cartão SUS. O foco desta etapa da campanha são as crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. Entretanto, todas as faixas etárias poderão ser imunizadas. “Basta levar a carteirinha, que o vacinador avaliará a necessidade de aplicação da dose”, explica o coordenador do Setor de Imunizações da SESA, enfermeiro Róger Rodrigues Peres.

LEIA MAIS: Em 12 horas, apenas nove pessoas se vacinaram contra o sarampo

Publicidade

Segundo ele, desde o último dia 7, quando começou a ação nacional, 180 pessoas foram vacinadas contra o sarampo em Santa Cruz do Sul. Diferente da campanha da gripe, não há uma estimativa de número de pessoas que devem receber as doses, já que se trata de uma vacina de rotina. “Inclusive, se outra imunização de rotina estiver faltando na carteirinha, os vacinadores poderão fazer ainda no sábado”.

O coordenador explica que a vacina é contraindicada para gestantes e para imunodeprimidos. “Orientamos que a população procure a unidade mais próxima para que os vacinadores avaliem a situação”, acrescenta.

Nos demais dias, as doses podem ser encontradas em todos os postos de saúde que possuem sala de vacina. O horário de vacinação é das 7h45 às 11h30 e das 13 às 16h30. No Centro Materno Infantil (Cemai), que está funcionando provisoriamente na Rua Ernesto Alves, nº 128, o horário é das 7 às 18h30, de segunda a sexta e, nos sábados pela manhã, das 7 horas às 12h30.

Publicidade

As vacinas também estão disponíveis no Sistema Integrado de Saúde (SIS) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), no horário das 8 horas às 11h30 e das 13 horas às 21h30, durante a semana. Apenas na sexta-feira o atendimento é interrompido entre 16 horas e 17 horas e após retomado. A imunização ainda pode ser feita no Programa Portas Abertas, que atende a população em horários diferenciados, nas unidades ESF Arroio Grande, ESF Cristal Harmonia/Viver Bem e ESF Faxinal Figueira.

A primeira fase da campanha vai até o dia 25 de outubro. Já a segunda etapa da campanha será realizada de 18 a 30 de novembro, com o último dia dedicado a uma grande mobilização. O foco nessa etapa serão as pessoas com idade entre 20 e 29 anos.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.