Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Semana Lixo Zero

Voluntários realizam trilha e recolhem lixo no Parque da Gruta

Foto: Fernanda Szczecinski Gazeta do Sul

Ação foi realizada na manhã deste sábado

Na manhã deste sábado, 19, cerca de 20 voluntários se reuniram para respirar ar fresco e ajudar a natureza. O grupo participou de uma trilha ecológica e do recolhimento de resíduos no Parque da Gruta, atividade que faz parte da 1ª Semana Lixo Zero de Santa Cruz do Sul. Para a surpresa e alegria dos participantes, pouco lixo foi encontrado no percurso, que começa ao lado do lago e encerra na entrada do parque. “Ficamos muito felizes com isso e também com o fato de o pessoal ter trazido as crianças para participar. A gente faz a nossa parte, mas o futuro está nas mãos delas e é muito bom ter elas mobilizadas na causa”, comentou a embaixadora do projeto Lixo Zero em Santa Cruz, Débora Leonhardt da Silva.

Entre os voluntários estiveram a professora Marjara Telöken Kipper, de 37 anos e a filha Isadora, de 9. “Na escola onde eu dou aula também estamos trabalhando com o tema da sustentabilidade e em casa temos composteira e fazemos separação de lixo. Além de casar muito bem com o que a gente já pratica, viemos para aprender um pouco mais”, comentou Marjara.

Fã de trilhas e do Parque da Gruta, Isadora é uma pequena apaixonada pela natureza. Durante a trilha, em meio a diversas espécies de plantas e animais, ela encontrou um cogumelo, e o grupo acabou recebendo uma pequena aula do biólogo Thiago Hencks, que também participou da atividade. “O cogumelo está fazendo a decomposição desse galho, e assim os nutrientes do galho voltam para a terra e um novo ciclo recomeça. Com latinhas, papéis e outros lixos esse processo não acontece, por isso é tão importante tirarmos esses resíduos daqui”, explicou.

Publicidade

Além de recolher o lixo na trilha, os voluntários retiraram resíduos de outras áreas do parque. Os materiais orgânicos foram para uma composteira e os recicláveis serão encaminhados para a Coomcat na segunda-feira. Somente resíduos que não podem mais ser aproveitados irão para o aterro.

Cerca de 20 voluntários fizeram parte da atividade

Sobre a Semana Lixo Zero
A proposta da semana é incluir Santa Cruz na lista de cidades com o título Lixo Zero, concedido pelo ILZ. Marau, Passo Fundo, Porto Alegre, Santa Maria e Taquara já fazem parte. A mobilização será em torno da redução, gestão e encaminhamento correto de resíduos, com foco na conscientização de que cada um é responsável pela solução dos problemas causados pelo lixo. O conceito “lixo zero” significa reduzir ao máximo a geração de resíduos e, quando gerada, promover o encaminhamento correto para reciclagem ou compostagem (resíduos orgânicos). Apenas o que não for reciclável ou compostável (como o lixo do banheiro, por exemplo) deve ser encaminhado para a coleta do lixo comum, ou seja, enviado para o aterro sanitário

Programação dos próximos dias
Domingo: feira orgânica e ecológica no Multiespaço Via9, das 10 horas às 14 horas
Segunda: palestra sobre gestão de resíduos com a engenheira ambiental Juliana Pornn, na Escola Ernesto Alves, às 8h30
palestra “O lixo nosso de cada dia: como fazer a nossa parte” com a engenheira ambiental Débora Leonhardt da Silva, no Senac, às 14 horas
roda de conversa sobre consumo consciente e alimentação saudável com Daniela Riefell na loja Nação Verde, às 19 horas
Terça: ação de conscientização na feira orgânica da praça da Pasqualini, pela manhã
palestra sobre reciclagem em canteiro de obras, com Tânia Cristiane Walter, no auditório do Memorial da Unisc, às 14 horas
palestra sobre gestão de resíduos com a engenheira ambiental Juliana Pornn, na escola Menino Deus, às 18 horas.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.