Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Público

Até a tarde deste domingo, Oktoberfest recebeu 126 mil pagantes

Foto: Fernanda Szczecinski Gazeta do Sul

Oktoberfest teve grande movimentação neste domingo

A 35ª Oktoberfest se encerra neste domingo, 20, e até a esta tarde havia recebido 126 mil pagantes. No ano passado este público havia sido de 30 mil pessoas, de acordo com o presidente da Assemp, Léo Henrique Schwingel.

“Esperamos bater esse número até a noite, mas caso não aconteça, já alcançamos nossos objetivos. Tivemos um público muito bom, e isso é positivo não só para a festa mas para os expositores e para os hotéis, bares e restaurantes da cidade.”A organização da Festa da Alegria deve divulgar todos os números oficiais até a próxima terça-feira. A prestação de contas do evento será divulgada em janeiro de 2020.

Avaliação da Assemp e Coordenação Executiva ocorreu neste domingo

Publicidade

Na avaliação da Associação das Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp) e Coordenação Executiva que foi realizada na tarde deste domingo na Central de Imprensa do Parque da Oktoberfest, Schwingel falou sobre a possibilidade de ceder o parque para a iniciativa privada. Ele disse que há um estudo em andamento e próximo do fim que propõe colocar abaixo as estruturas antigas, deixando apenas algumas mais importantes como o pavilhão central. O objetivo disso seria melhhorar as estruturas e não ter mais que investir todos os anos em estruturas temporárias, recebendo mais público. Os pavilhões seriam multiuso para diversos eventos da cidade.

LEIA MAIS: FOTOS: confira imagens do segundo desfile temático da Oktoberfest

Desfile temático
O desfile temático reuniu cerca de 30 mil pessoas na manhã deste domingo, A abertura foi feita pela bicicleta articulada Zig Zag Zug, seguida pelas animadas recepcionistas da festa. A ala seguinte foi formada pelos integrantes da Coordenação Executiva da Festa da Alegria, dentre eles, o presidente da Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp), Léo Henrique Schwingel, e a vice-presidente da 35ª Oktoberfest, Sônia Schuh. A famosa Fubica do Fritz veio logo após, com a presença do presidente da 35ª Oktoberfest, Ênio Ernesto Wermuth, sua esposa Odeti e a ilustre participação do idealizador e presidente da 1ª Oktoberfest, Ademir Müller.

O primeiro carro, que rendeu muitas fotos dos visitantes, trouxe a simpática família de bonecos da Festa – o casal Fritz e Frida e seus filhos, Max e Milli. Na ala seguinte, destaque para a Beer Bike (bicicleta da cerveja), parecida com bondes do início do século 20, acomodando até 16 passageiros. Os 35 anos de história das soberanas da Festa vieram representados no segundo carro, com a presença das atuais beldades da Oktoberfest, rainha Ana Paula Bohnen e suas princesas, Jayne Inês Heck e Graziela Schoeninger. As ex-soberanas da Festa vieram em seguida, em uma ala especial, repleta de beleza e elegância.

Publicidade

A ala seguinte apresentou toda a alegria do Grupo de Dança Alemã da Apae, o Apaefest, fundado em 2012, valorizando a expressão corporal das pessoas com deficiência. O terceiro carro lembrou o tema da Festa neste ano: História, Cultura e Tradição, exaltando o legado dos antepassados. A alegoria contou ainda com a participação de uma comissão de frente, trazendo a Dança dos Lenços, uma coreografia do CTG Lanceiros de Santa Cruz. O carro de número quatro retratou o Monumento do Imigrante, que em 2019 completa 50 anos de história. Já a história e a cultura do povo, com memoriais e construções significativas do município, foram os atrativos do quinto carro.

A sexta alegoria destacou a tradição, especialmente dos trajes típicos, com vestimentas inspiradas em diversas regiões alemãs. Já o sétimo carro abordou os jogos rurais, relembrando momentos lúdicos das tradições germânicas. O oitavo carro homenageou os 35 anos da Oktoberfest, em agradecimento a todos que fizeram parte da história da Festa. Culinária e família vieram representadas no nono carro, com distribuição de cuca para o público. O tradicional Bierwagen encerrou a parada, reportando às festas típicas alemãs.

Neste ano, o desfile contou com a animação de uma banda fixa, com sonorização em toda a extensão do trajeto. A parada também teve a presença de grupos de danças (locais e convidados) e de terceira idade, 7º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB), funcionários das empresas patrocinadoras, equipe de Eisstoksport, Centro Cultural 25 de Julho, associações comunitárias, lojas comerciais, turistas, entidades sociais e empresariais e Santa Ciclismo. A Coordenação de Desfiles é liderada por João Waldemar Goerck e integrada por Daniel Silva, Jonas Leal, Luiz Carlos Kopp, Luiz Back, Marco Ellwanger, Paulo Rocha, Vanderlei Machado e Vilmar Backes. Já a criação e confecção dos carros alegóricos são do artista Sérgio Ávila e sua equipe.

Publicidade

LEIA MAIS: CONFIRA A COBERTURA COMPLETA DA 35ª OKTOBERFEST

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.