Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

Com desabastecimento de preservativos, Saúde faz compra emergencial

Foto: Luiz Fernando Bertuol SECOM

Por mês, são distribuídas em torno de 15 mil em Santa Cruz

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) de Santa Cruz do Sul encaminhou a compra emergencial de cerca de 2,5 mil preservativos masculinos. A medida ocorre devido ao desabastecimento e à falta de repasses por parte do Ministério da Saúde e do Governo do Estado. Para viabilizar compras em maior quantidade, a Sesa também organiza uma licitação.

De acordo com a coordenadora do Centro Municipal de Atendimento à Sorologia (Cemas), enfermeira Micila Chielle, desde agosto o Estado não tem enviado o número de camisinhas solicitadas para atender a demanda. Por mês, são distribuídas em torno de 15 mil em Santa Cruz. Elas estão disponíveis em todos os postos de saúde e no Cemas, além de empresas que pedem o produto à Prefeitura.

Micila ressalta que o desabastecimento não afeta a disponibilidade de preservativos femininos e de gel lubrificante – eles podem ser retirados normalmente.

Publicidade

Conduta responsável

Micila destaca que a população ainda precisa se conscientizar quanto a uma conduta sexual responsável, como conhecer a sorologia do parceiro, usar preservativo em todas as relações sexuais (anal, vaginal e oral) e realizar os testes rápidos gratuitos disponíveis na rede pública duas vezes ao ano ou numa situação de risco, por exemplo, uma relação sexual desprotegida.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.