Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

No lugar de Eduardo Bolsonaro

Filho de santa-cruzense é cotado para ser embaixador do Brasil nos EUA

Foto: Divulgação

O nome mais forte para assumir oficialmente o cargo de embaixador do Brasil em Washington, Nestor Forster Júnior, tem relação com Santa Cruz do Sul. Isso porque o pai dele, Nestor José Forster, nasceu aqui, assim como os avós e tios do diplomata, que foi citado pelo presidente Jair Bolsonaro como uma forte opção à embaixada.

Nestor Júnior, no entanto, nasceu em Porto Alegre, onde o pai fundou o escritório de advocacia Forster Advogados Associados, em 1964. Familiares do diplomata confirmaram a relação de Nestor Júnior com o município, e afirmaram que ele gostava de vir à cidade na infância e adolescência.

Atualmente, ele é embaixador interino nos Estados Unidos e deve assumir o cargo oficialmente caso o filho do presidente, Eduardo Bolsonaro, desista do posto. “Eduardo desistindo de ter o seu nome enviado ao Senado, diante da importância de liderar o partido, Forster é um bom nome para ser consolidado”, afirmou o presidente nesta terça-feira, 22.

Publicidade

Amigo pessoal de Olavo de Carvalho

Forster foi o responsável por apresentar o atual ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo, a Olavo de Carvalho em um encontro na casa do escritor, em Virgínia, nos Estados Unidos. Forster e Olavo de Carvalho, que se tornou um ideólogo do governo Bolsonaro, são amigos de longa data.

O diplomata também teve papel central na articulação da agenda de Bolsonaro em Washington, em março, quando o brasileiro se reuniu com o presidente dos EUA, Donald Trump, na Casa Branca. Ele ajudou a organizar, por exemplo, o encontro de Bolsonaro com pensadores conservadores e de direita.

A convite do presidente, participou do jantar com os intelectuais americanos e se sentou ao lado do deputado Eduardo Bolsonaro, um dos articuladores de política externa do governo. Após a visita presidencial, o nome de Forster como futuro embaixador do País nos EUA ganhou força. A proximidade com o governo Bolsonaro fez com que Forster participasse de reuniões dos integrantes do governo em Washington.

* Com informações do Estadão Conteúdo.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.