Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Recordes

Outubro deste ano foi o segundo mais chuvoso da história de Santa Cruz

Foto: Banco de Imagens

Quem acreditou que esse mês de outubro quebrou recordes de chuva e de calor, não está errado. No comparativo com outubro de outros anos, o mês que encerrou nessa quinta-feira, 31, foi o segundo outubro mais chuvoso de Santa Cruz do Sul.

O registro dos dados de chuva no município teve início em 1914, pelo Serviço de Meteorologia do Ministério da Agricultura, e encerrou em 1968. As informações passaram a ser catalogadas pela Estação Meteorológica da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) em 2004 e seguem até os dias atuais.

Conforme o professor de Agrometeorologia do curso de Engenharia Agrícola da Unisc, Marcelino Hoppe, outubro deste ano terminou com acumulado de 405 milímetros. O maior registro da história foi em 2015, com 451 milímetros.

Publicidade

LEIA MAIS: Água invade pátios e bloqueia ruas em Santa Cruz

“Este mês, neste ano, não teve nenhuma chuva com intensidade excepcional, mas foram muitos dias de chuva”, explicou o professor. Em apenas um dia, conforme Hoppe, houve registro de 68 milímetros de chuva no município. “O período de mais intensidade é geralmente na primeira semana no mês, no início da Oktoberfest, mas o mês todo tende a ser chuvoso”.

Segundo Hoppe, está se confirmando a tendência de mudança na distribuição de chuva, de haver mais precipitação na primavera e verão e menos no inverno. Conforme o professor, a média mensal de chuva histórica era de cerca de 145 milímetros. Desde 2004, passou para 200 milímetros. “Este fenômeno pode estar condicionado ao aumento da temperatura no Globo”, disse.

Publicidade

LEIA MAIS: Moradores do interior estão sem luz há três dias e precisam improvisar

Recorde de temperatura

O mês também quebrou recorde de temperatura máxima, em comparação com o mesmo período dos anos em que se tem registro. Conforme Hoppe, o dia 12 de outubro teve máxima de 39 graus, às 15 horas. “Essa máxima nunca havia sido registrada em outubro”, comentou. As noites também estão mais quentes, segundo o professor.

LEIA MAIS: Sensação térmica passa dos 40 graus em Santa Cruz

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.