Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Aplicativos

Câmara aprova nova legislação para o Uber em Santa Cruz

Foto: Divulgação

Após meses de discussões, a Câmara de Santa Cruz aprovou nesta segunda-feira, 4, uma nova versão da lei que regulamenta os aplicativos de transporte no município. O impasse, porém, pode se arrastar por mais tempo: alguns pontos do projeto aprovado já foram declarados inconstitucionais pela Justiça e os motoristas prometem reagir.

O projeto altera alguns dos pontos mais polêmicos da chamada lei do Uber, que está em vigor desde 2018. Entre eles estão o fim da cobrança de uma taxa específica para as empresas, a eliminação da exigência de que os veículos sejam emplacados em Santa Cruz e a permissão para que as corridas possam ser pagas em dinheiro.

Desde a semana passada, porém, vereadores da oposição e do bloco independente vinham fazendo alertas de que o projeto mantém dispositivos que foram anulados em um julgamento do Tribunal de Justiça referente a uma lei de Porto Alegre. Isso inclui, por exemplo, a obrigação de autorização prévia para que empresas e motoristas possam trabalhar e o limite de idade dos veículos.

Publicidade

Apesar dos apelos, o governo decidiu não mexer novamente no texto e o projeto foi aprovado por 10 votos a 5, com duas abstenções. O líder da oposição, Mathias Bertram (PTB), chegou a apresentar uma emenda que retirava todos os pontos considerados irregulares, mas ela foi rejeitada.
Na tribuna, parlamentares criticaram o fato de o governo não ter recuado. Bruno Faller (PDT) chamou o projeto de “monstrengo jurídico”. Já Mathias disse que, como há irregularidades, o serviço, na prática, continuará sem uma regulamentação local. “Não tem cabimento aprovar uma lei que não pode ser colocada em prática”, disparou.

Já o líder de governo, Gerson Trevisan (PSDB), alegou que o entendimento da Justiça não é definitivo. “Muitas dessas questões ainda chegarão ao Supremo Tribunal Federal.”

Principais mudanças
Taxa de Gerenciamento Operacional (TGO)
Como era: as empresas seriam obrigadas a recolher um valor equivalente a R$ 43,00 mensais para operar no município.
Como ficou: a taxa deixa de existir.

Publicidade

Emplacamento
Como era: exigia que os veículos utilizados no serviço fossem emplacados em Santa Cruz.
Como ficou: a exigência deixa de existir.

Idade dos veículos
Como era: limitava a idade dos veículos a cinco anos de fabricação.
Como ficou: estabelece que eles tenham, no máximo, dez anos de utilização, contados a partir do emplacamento.

Motoristas
Como era: exigia dos motoristas certificado de participação em cursos de primeiros socorros, relações humanas, direção defensiva e mecânica e elétrica básica, além da comprovação de residência em Santa Cruz.
Como ficou: exige apenas curso de qualificação de motorista profissional. A comprovação de residência deixa de existir.

Publicidade

Forma de pagamento
Como era: previa que o pagamento das viagens ocorresse exclusivamente por meio dos próprios aplicativos.
Como ficou: permite o pagamento pelo aplicativo ou em dinheiro.}

Gravação das viagens
Como era: não havia previsão na lei.
Como ficou: fica facultado às empresas instalar nos veículos equipamentos para gravação das viagens para disponibilizar o material aos órgãos policiais e fiscalizadores, se necessário.

“Estamos amparados pela lei federal”
Santa Cruz conta com cerca de 250 motoristas vinculados a cinco plataformas de transporte – Uber, 99, Garupa, Moby Go e Elas Tchê. Após a votação de ontem, um dos motoristas, Fábio Matos, informou que a categoria vai discutir a possibilidade de acionar o Ministério Público ou entrar com uma ação judicial. “Não somos contra uma regulamentação, mas o que foi aprovado tem inconstitucionalidades.” Segundo ele, os motoristas devem seguir atuando normalmente. “A Justiça já decidiu que não precisamos de autorização prévia. Estamos amparados pela lei federal”, concluiu.

Publicidade

Já o presidente da Associação Rádio Táxi, Douglas Schultz, disse que o projeto aprovado está “a contento da categoria”, que alega que a falta de uma regulamentação local impõe uma concorrência desleal aos taxistas. “O que esperamos é que haja uma fiscalização”, observa.

LEIA MAIS: Santa Cruz agora tem aplicativo para mulheres

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.