História 09/11/2019 14h04 Atualizado às 08h41

Trajetória de sucesso: Gaz é o site mais lido no interior gaúcho

Em dez anos de existência, o Gaz conquistou prêmios de jornalismo e promoveu mudanças constantes no site

O Portal Gaz é o site de notícias da Gazeta Grupo de Comunicações. No ar desde 9 de novembro de 2009, já foi acessado por 32 milhões de dispositivos diferentes (smartphones, tablets e computadores). Se comparados apenas os acessos entre outubro de 2018 e o mesmo mês neste ano, o crescimento dobrou e atingiu o recorde de visualizações de páginas do Gaz, com 10,3 milhões. Todos esses números colocam o portal como o site mais acessado no interior do Rio Grande do Sul.

Em dez anos de existência, o Gaz conquistou prêmios de jornalismo e promoveu mudanças constantes no site para se adaptar a um mundo cada vez mais digital. Melhorias no visual foram frequentes: as notícias ganharam mais destaque e se tornaram parte do cotidiano não apenas dos santa-cruzenses, mas dos moradores de toda a região espalhados pelo Brasil e pelo mundo.

Conforme a editora executiva do Portal Gaz, Luana Rodrigues, foi necessário observar a mudança no comportamento do leitor para adequar a maneira como o site é exibido. “Quando o Gaz foi criado, em 2009, o foco ainda era o layout para desktop, os computadores de mesa. Em 2015, mudamos nosso projeto gráfico e lançamos um site responsivo, pensado para quem acompanha as notícias via smartphone. Nosso público mudou o jeito de navegar e, por isso, precisamos mudar também. No início do ano teremos outras novidades, que devem melhorar ainda mais a experiência do leitor ao acessar o Gaz”, explica.

A interação por meio das redes sociais rendeu uma ligação mais próxima com os internautas, que podem comentar e compartilhar os conteúdos. Em maio de 2015, o site celebrava a marca de 50 mil curtidas na página do Facebook, número que atualmente já atingiu 140 mil pessoas.

Além das trocas de layout e logotipo, o Portal Gaz fomentou uma série de produtos de comunicação ao longo dos anos. Um dos projetos de destaque é o envio de boletins de notícias pelo WhatsApp, entrando na rotina de quem se inscreveu com as informações mais importantes do dia. Em 2016, o site lançou o Minuto Gaz, um vídeo com as principais notícias do dia em apenas 60 segundos. No mesmo ano surgiu o jornal web Gazeta Notícias, com os destaques da região em uma edição mais completa.

Desde a criação, o site se dedicou a uma série de coberturas especiais. Destaque para as transmissões ao vivo, que levaram os desfiles de Oktoberfest e o evento de Escolha das Soberanas a milhares de pessoas no conforto do lar. Os jogos do Gauchão Série B também foram um dos sucessos de audiência das transmissões. Em outubro de 2016, como parte da cobertura das eleições municipais, o Portal Gaz sediou um debate ao vivo com os candidatos à Prefeitura de Santa Cruz do Sul.

Nas redes

O Portal Gaz tem 140 mil curtidas no Facebook, 44 mil seguidores no Instagram e 7,5 mil seguidores no Twitter. Recentemente trocou de número no WhatsApp e agora você pode falar com a redação pelo 51 99666 7147.

>>> Clique aqui e envie uma mensagem ao Portal Gaz

Prêmios

- Em 2012 o site venceu o Prêmio Liquida Tchê de Jornalismo, realizado pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS), na modalidade internet. O texto apontava como investir o dinheiro em liquidações.

- O Portal Gaz foi vencedor três vezes das bolsas-viagem da Associação Nacional dos Jornais (ANJ) e Centro Knight para o Jornalismo nas América. O prêmio rendeu a participação em workshops nas sedes do YouTube Space em São Paulo e no Rio de Janeiro em 2016 e 2017.

- O site venceu o Prêmio ADI/Fecomércio de Excelência em Gestão 2016 com o projeto de envio de boletins de notícias via WhatsApp, recurso utilizado como ferramenta de informação e geração de receita. Em 2019, o portal voltou a vencer o prêmio pelo desempenho no primeiro semestre em comparação com o mesmo período de 2018, com a distribuição de conteúdo multiplataforma.

- Em 2019 foi vencedor do terceiro lugar na categoria online do Prêmio Asdep de Jornalismo, promovido pela Associação dos Delegados de Polícia do Rio Grande do Sul (Asdep), pela cobertura feita na ocasião da morte do taxista Luciano Kappel e prisões pela autoria do assassinato em outubro de 2018. No ano anterior a equipe já havia recebido o prêmio no primeiro lugar da categoria jornalismo online, com o especial “O guri das armas”, sobre uma apreensão de fuzis realizada pela Polícia Civil no município.

10 ANOS DO PORTAL GAZ
Trajetória de sucesso: Gaz é o site mais lido no interior gaúcho
Unindo gerações, pessoas e lugares: o Gaz é para todos
A colaboração transforma leitores em parceiros do site
Quais são as dez matérias mais lidas em dez anos de Portal Gaz