Comunidade 09/11/2019 14h06 Atualizado às 08h47

A colaboração transforma leitores em parceiros do site

O material enviado pelos moradores do Vale do Rio Pardo ajudou a construir muitas reportagens

Um site de notícias precisa de audiência para se manter, mas além de leitores, muitos membros da comunidade da região se tornaram parceiros do Portal Gaz. Colaborando constantemente com fotos, vídeos, sugestões de matérias e informações, o público faz parte da história de dez anos do Gaz. O material enviado pelos moradores do Vale do Rio Pardo ajudou a construir muitas reportagens. Confira a seguir a história de quatro dos nossos leitores mais participativos.

Arzélio Strassburger

Foto: Arquivo Pessoal


O bombeiro voluntário de Candelária, Arzélio Strassburger, de 59 anos, é uma das figuras mais constantes entre os colaboradores. Em sua profissão, Arzélio acompanha incêndios e acidentes de trânsito e sempre alerta os jornalistas sobre as ocorrências. “Como a gente tira um tipo de foto para registro, eu já aproveito e tiro algumas com finalidade jornalística. É bom para divulgar o nosso trabalho, que é totalmente voluntário, é uma forma de mostrar para a comunidade o que estamos fazendo.” Retribuindo o apoio do bombeiro, o Gaz também já auxiliou a corporação em algumas ocasiões, na campanha para compra de um novo caminhão, e num apelo para que as pessoas parassem de passar trotes. Segundo Arzélio, desde a publicação da matéria já são quase três meses sem receber as ligações com falsos chamados.

 

Lucas Lange

Foto: Arquivo Pessoal


Outro parceiro permanente, o administrador e empresário Lucas Lange, de 38 anos, conta que acompanha as notícias pelo site desde seu surgimento e começou a enviar mensagens quando o Portal Gaz disponibilizou o contato pelo WhatsApp. “Eu penso que, já que estou neste local e tenho essa oportunidade de ter um flagrante, aproveito e tiro a foto. Acho que todas as notícias do site são importantes pra que a gente saiba o que está acontecendo na nossa volta”, explica. Numa ocasião em que a empresa enfrentou problemas de falta de luz, o Gaz fez uma matéria que colaborou para o restabelecimento do serviço. “Quando sai no Portal Gaz, acaba agilizando.”

 

Eva Duarte

Foto: Arquivo Pessoal

Para a funcionária pública Eva de Lourdes Duarte da Silva, de 58 anos, a participação no Gaz começou há mais de dois anos, quando ela ainda residia no Bairro Várzea. De lá, ela colaborava com imagens de enchentes nas proximidades. Quando se mudou para o Centro, passou a enviar fotos do tempo, dos dias ensolarados e da chegada de tempestades. “Quando vejo alguma coisa interessante, eu fotografo e envio para ajudar a informar as pessoas”, conta.

 

Ismael Toilier

Foto: Arquivo Pessoal

Já o servidor público Ismael Toilier, de 35 anos, não lembra desde quando acompanha as notícias do Gaz, mas sabe que faz tempo. Em 2017 ele enviou a sua primeira foto para o site. “Ao acompanhar o Portal, eu via fotos publicadas que eram muito parecidas com as que costumava fazer, principalmente as de pôr do sol. E como faço muitas no aeroporto, onde costumo andar de bicicleta, enviei uma que foi publicada no Instagram e na página do Gaz no Facebook”, conta. A maior surpresa dele, no entanto, foi quando uma de suas fotos foi capa do jornal e do site no ano passado. Ismael segue registrando os momentos bonitos para compartilhar com o Gaz.

10 ANOS DO PORTAL GAZ
Trajetória de sucesso: Gaz é o site mais lido no interior gaúcho
Unindo gerações, pessoas e lugares: o Gaz é para todos
A colaboração transforma leitores em parceiros do site
Quais são as dez matérias mais lidas em dez anos de Portal Gaz