Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Reabilitação

Pacientes da Comunidade Recomeçar serão atendidos em Sinimbu

Foto: Divulgação

Desde outubro, a Comunidade Terapêutica Recomeçar, do Bairro Aliança, em Santa Cruz do Sul, trabalha em conjunto com o Hospital de Sinimbu. O acordo foi fechado para encaminhar pacientes dependentes químicos para o processo de desintoxicação. Este tipo de atendimento não é mais permitido em comunidades terapêuticas, sendo restrito aos hospitais.

LEIA MAIS: Comunidade Terapêutica Recomeçar propõe parceria com Sinimbu

Conforme o presidente da Recomeçar, Raul Henn, o convênio com o Hospital de Sinimbu ajudará a suprir a necessidade daqueles que pretendem iniciar o tratamento. “Hoje, recebemos pacientes que buscam a Recomeçar de forma direta, sem passar pelo atendimento no município. Em alguns casos, eles precisam antes do processo de desintoxicação”, explica.

Publicidade

Segundo a assistente social da Recomeçar, Flávia Schaefer, no caso de pacientes que são dependentes de álcool, por exemplo, podem ocorrer problemas clínicos após os primeiros dias sem o consumo de bebidas. “O nosso médico faz uma avaliação. Se o paciente estiver bem, desintoxicado já, ele fica conosco. Caso contrário, será encaminhado para o hospital”, explica.

A parceria com Sinimbu foi firmada porque em Santa Cruz do Sul não há atendimento especializado. As referências médicas na região da 13ª Coordenadoria Regional em Saúde (13ª CRS) são Venâncio Aires, Candelária e Rio Pardo. A casa de saúde de Sinimbu tem dois leitos destinados ao tratamento de dependentes químicos.

Para a diretora administrativa do hospital, Rosani Kanitz, o acerto com Santa Cruz pode representar uma forma de ampliar a receita e o rol de especialidades do hospital. “Sem dúvida, será uma fonte de recursos para nosso hospital e uma possibilidade de expandir serviços. Nós vemos este convênio com muito otimismo”, avalia Rosani.

Publicidade

Como vai funcionar
Com a mudança na legislação, as comunidades terapêuticas não podem contar com clínicas ou ambulatórios internos, utilizados no processo de desintoxicação de dependentes de álcool e drogas.

O tempo para que o paciente se livre das toxinas das substâncias químicas varia. Leva de três a cinco dias, dependendo do quadro clínico e da substância utilizada.

No caso da Recomeçar, pacientes que são encaminhados pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps) já vêm desintoxicados. Porém, quem busca o tratamento na comunidade de maneira direta, por internação particular, geralmente precisa fazer a desintoxicação no hospital.

Publicidade

Nestes casos, a Comunidade Terapêutica Recomeçar irá providenciar a internação no Hospital de Sinimbu. Os valores do atendimento médico e da hospedagem na casa de saúde são bancados pelo paciente – ou convênio – e passados pela Recomeçar para o Hospital de Sinimbu.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.