Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Sinimbu

Desfile temático é uma das atrações da 17ª Exposin neste sábado

Foto: Fernanda Szczecinski Gazeta do Sul

O desfile contou com a presença das soberanas de todas as edições

Desde as tradicionais cucas e schmiers a produtos mais exóticos, como nozes e gengibre, a Feira Agroartesanal reúne diversas opções gastronômicas, boa parte delas produzida no interior de Sinimbu. O estande é uma das atrações da 17ª Exposin, que começou na noite dessa quinta-feira, 14, no pátio da Comunidade Católica do município. Até domingo, o evento oferece ainda alternativas de lazer e negócios, atrações culturais, bailes e parque de brinquedos.

Na Feira Agroartesanal encontra-se de tudo, desde mel e schmiers até nozes e gengibre

Da localidade de baixo Sinimbu, a apicultora Nilsa Vogt é uma das expositoras da feira. Ao lado de outros integrantes da Associação de Agricultores Produtores de Alimentos do município, ela oferece opções de mel e própolis em diversos tamanhos e preços, além de nozes pecan descascadas e prontas para o consumo. No mesmo estande é possível degustar cucas, pães, schmiers e melados feitos pelo casal Jonas e Cláudia Wegner, e ainda levar para casa algumas unidades de açafrão e gengibre produzidas pelo agricultor Umberto Nonnennbach.

LEIA MAIS: Sinimbu vive mais uma Exposin a partir desta quinta-feira

Publicidade

Os preços, mais baixos do que nos supermercados, são outro atrativo do estande. “O pessoal costuma aproveitar a feira e deixa para levar os produtos antes de ir embora, para não precisar ficar carregando. Então, no final da tarde é quando tem mais movimento”, afirma Nilsa. Para aliviar o calor, os produtores Jean Carlo Hirsch e Aloísio Goetze também garantem no local um suco natural feito com os morangos da própria plantação, e o verdureiro Rogério Behn oferece frutas e vegetais para o rancho da semana.

Jandir Santin veio de Bento Gonçalves pela segunda vez para expor cachaças e licores. Fotos: Bruno Pedry

Já quem prefere “esquentar” o corpo deve procurar os Destilados Santin. De Bento Gonçalves, o proprietário Jandir Santin participa pelo segundo ano da Exposin e traz variedades de cachaças e licores. A preferida dos clientes, de acordo com ele, é a cachaça envelhecida. “É uma cachaça que fica três anos envelhecendo no carvalho e tem um gosto mais suave do que a branca tradicional”, contou. Entre os licores, o preferido é o de chocolates, mas também há opções de limão, açaí, jabuticaba, figo e amêndoas. Outra opção é a graspa, uma cachaça artesanal feita com a casca da uva. Para quem gosta de ir às compras, a feira comercial, que funciona das 10 às 23 horas, traz ainda opções de vestuário, calçados, artesanato, brinquedos e bijuterias.

Evento também conta com ampla praça de alimentação e lonão para aproveitar os shows

Para entrar no clima do Natal

Publicidade

Na área dos artesanatos, entre opções de madeira e crochê, a artesã Renate Wartchow Schulz, de Rio Pequeno, comercializa velas decoradas e aromáticas. As que mais chamam atenção são as que trazem tons de verde e vermelho e alegorias natalinas – boas opções para presentear ou enfeitar a casa no Natal. “Todas elas são aromatizadas, e os preços variam de R$ 7,00 a R$ 25,00.” Na linha de Natal há também opções em tecido e patchwork, mas o estande conta ainda com opções neutras, para o ano todo, em velas e panos de prato.

LEIA MAIS: 17ª Exposin promete o melhor da gastronomia e das atrações culturais da região

Programação

Publicidade

Sábado
9 horas Exposição de carros antigos
11h30 Almoço especial da agricultura familiar
Meio-dia Baile com os Irmãos Carvalho
15h30 Desfile temático na Avenida General Flores da Cunha
17 horas Apresentações culturais alemãs no lonão
18 horas Show The All Pargatas
20h45 Baile com a Banda Bier Fest
22h30 Show com Sandro Coelho
Meia-noite Baile com a Banda Destinu’s

Domingo
9 horas Celeberação Ecumênica na Igreja Católica
10h30 Baile com o Musical Solares
11h30 Almoço
Meio-dia Baile com a Banda Olímpia
14 horas Show de cães e gatos adestrados
14 horas Baile com a Banda Magia
18 horas Baile com a Banda Destinu’s
20h30 Show de Glê Duran
Meia-noite Encerramento

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.