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Telefonia

Em Pantano Grande, se falta luz também se fica sem sinal de telefone

Foto: Bruno Pedry

Antena da Vivo, no Centro de Pantano, estava ligada a um gerador na tarde de ontem

Basta uma pequena queda no fornecimento de energia para que os consumidores da Vivo fiquem sem telefone em Pantano Grande. O problema é recente e tem incomodado no município, que acaba ficando sem comunicação quando ocorre uma falha na transmissão de eletricidade. A operadora promete corrigir o problema em até dois meses.

Além de ser um problema grave de comunicação, a falta de telefones quando não há luz tornou-se um risco para os pantanenses. “Não é só pela mera falta de telefone. Quando estamos sem o sinal ficamos ilhados. Se ocorre um acidente, por exemplo, como se chama o socorro, se a maioria dos aparelhos ligados no município é da Vivo?”, indaga o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Mauri Vili Kuhn.

De acordo com ele, tanto as entidades de classe como a CDL e a própria prefeitura de Pantano Grande já cobraram explicações da operadora, mas ainda convivem com o problema.

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Comenta-se, informalmente na cidade, que as baterias que mantêm o sistema operando quando falta eletricidade teriam sido furtadas. A Vivo estaria ciente da situação, mas não corrigiu o problema, pois o espaço onde fica a torre de transmissão não ofereceria segurança para a reposição do equipamento. “Não temos certeza se isto é verdade, mas o que importa é que quando ocorre uma falta de luz os telefones ficam sem serviço e isso é grave”, reforça Kuhn.

Troca de bateria em dois meses

Por meio de sua assessoria de imprensa, a Vivo informou à Gazeta do Sul que monitora constantemente sua rede para identificar anomalias e coibir ações de vândalos. Entre as medidas está, por exemplo, a instalação de presilhas de contenção em cabos e equipamentos. No caso específico de Pantano Grande, mencionado pela reportagem, a empresa informa que o site (torre) possui bateria em funcionamento e está prevista a substituição do equipamento por outro de maior autonomia, a fim de garantir o funcionamento dos serviços mesmo em caso de longas interrupções no fornecimento de energia. A troca está prevista para ocorrer em até 60 dias.

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O comunicado segue destacando que a Vivo orienta a população para, ao identificar uma situação suspeita ou criminosa, denunciar a ação, com total sigilo, no canal 0800 14 44 44. A ligação é gratuita e funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. Também é possível acionar a Brigada Militar, ligando para o 190. Nos demais casos, a empresa orienta a população para que entre em contato pelo número 103 15 quando identificar problemas ou irregularidades na rede.

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