Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Atração

Um espetáculo de luzes e cores marca o Festival de Balonismo de Venâncio Aires

Foto: Lula Helfer

Uma das atrações da programação, a carreata Ruas de Fogo percorreu as principais ruas de Venâncio nas noites de sexta e sábado

Por terra e por ar, os balões de 17 pilotos brasileiros tomaram conta de Venâncio Aires durante o fim de semana. Nos quatro dias do evento, que começou na quinta-feira e terminou na noite desse domingo, 17, o 3º Festival de Balonismo recebeu um público de aproximadamente 50 mil pessoas.

Além de encantar os visitantes com atrações e percorrer os céus e as ruas da Capital do Chimarrão, o festival também sediou a terceira etapa do campeonato gaúcho de balonismo, que teve como vencedora Laís Pinho, de Torres.

No início das noites de sexta-feira e sábado, a carreata Ruas de Fogo percorreu as principais ruas de Venâncio e maravilhou os moradores com as chamas dos maçaricos que saíam das cestas dos balões. Depois dos desfiles, as estruturas foram levadas até o Parque Municipal do Chimarrão, onde foi realizado o Night Glow, um espetáculo em que os balões são posicionados lado a lado e iluminam o ambiente com as chamas e tecidos coloridos.

Publicidade

Por conta do vento, o balão em formato de palhaço, uma das atrações dessa edição, precisou ser esvaziado mais cedo. O piloto, Bruno Schartz, do Rio de Janeiro, detalhou o motivo. “Imaginem que os outros balões são como carros e o meu (de palhaço) é como um caminhão. Ele é muito mais pesado e difícil de manusear, então qualquer vento mais forte pode derrubar. Optamos por tirar e garantir a segurança de todos”, explicou ao público no microfone.

Ao todo, 10 balões participaram da apresentação. Depois de cheios, eles puderam ser apreciados de perto pelos visitantes, que foram convidados a adentrar na arena.

O que contam os pilotos

Publicidade

Murilo Hoffmann, que participa desde a primeira edição do evento, é o primeiro colocado no ranking estadual e estava empatado com outro competidor no sábado. Ele venceu a premiação do Festival de Balonismo, enquanto Laís Pinho levou a melhor na etapa do campeonato gaúcho.

De acordo com Hoffmann, o festival de Venâncio tem sido uma importante vitrine para o esporte. “É um evento que contribuiu com certeza para o aumento no número de atletas. Há cinco anos tínhamos dois pilotos no estado, e hoje são 18”, contou.

Murilo: vitrine para o balonismo | Fotos: Lula Helfer

De São Paulo, Guga participou pela primeira vez do festival como piloto neste ano. Um dos maiores fabricantes de cestos do País, ele atuava antes na equipe de outros pilotos. “Um evento desses é muito importante para a cidade, porque atrai o turismo, e para o esporte ajuda a fomentar a prática”, comentou.

Publicidade

A quarta etapa do campeonato gaúcho acontece em Torres, em dezembro. As provas são de precisão, em que um alvo deve ser atingido por uma marca (saquinho de areia com uma fita, identificando o competidor) ou pelo pouso do balão, no caso de provas de pouso competitivo. O piloto que marca mais próximo do centro do alvo vence a disputa.

Guga: fomento ao turismo e ao esporte | Fotos: Lula Helfer

A inflagem

– O envelope, que dá forma ao balão, é esticado no chão e são conectados os outros componentes (queimador e cesto).

Publicidade

– A inflagem começa com ventoinhas que enchem o envelope com ar frio. Logo ele começa a aumentar de volume.

– Atingido o tamanho ideal, são desligadas as ventoinhas e começa o aquecimento do ar com o maçarico, até que o balão fique em pé.

LEIA MAIS: FOTOS: Festival de Balonismo vai até este domingo em Venâncio Aires

Saiba mais

Publicidade

– O balão é formado por quatro partes: envelope, scoop, cesto e maçarico.

– O envelope é o balão em si, feito de tecido especial aeronáutico (Nylon rip-stop) e fibras resistentes (Kevlar).

– O scoop, por sua vez, é a parte do envelope que fica próxima ao fogo e tem a função de proteger a chama do vento. Ele é feito de um tecido ignífugo (que repele o fogo) chamado Nomex e impede o desvio da chama do maçarico.

– Montado em um quadro de inox, apoiado em hastes de nylon e preso por cabos de aço ao cesto e ao envelope, o maçarico é o queimador de gás que aquece o ar do balão e o mantém no ar.

– Já o cesto, feito geralmente de vime, é a parte que carrega os tripulantes e 3 ou 4 cilindros de 45 litros de gás (propano ou mistura de butano-propano).
O custo médio de um balão é de R$ 90 mil e para voar por 40 minutos gasta-se cerca de R$ 600,00 em combustível.

– O balão segue sempre a direção e a velocidade do vento e o piloto aproveita as diversas camadas do ar, que variam conforme a altitude, aquecendo o ar para subir ou deixando o ar quente escapar por uma abertura superior, que é acionada do cesto por cabo, quando quer descer.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.