Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Ar puro

Ana Nery realiza campanha pelo diagnóstico precoce do câncer de pulmão

Foto: Divulgação

Ação reuniu 20 profissionais do Hospital Ana Nery

O Hospital Ana Nery promoveu um evento pelo diagnóstico precoce do câncer de pulmão, chamado Ar Puro, na manhã de sábado. A iniciativa, em parceria com a Roche Farmacêutica, foi realizada na Praça Getúlio Vargas, das 9 horas até as 13 horas e contou com um pulmão inflável, em tamanho grande, que chamou a atenção de quem circulou pelo Centro de Santa Cruz do Sul.

A ação contou a participação de mais de 20 pessoas entre médicos, enfermeiros e funcionários do hospital e teve mateada, aferição da pressão arterial, bazar Pela Vida e uma roda de conversa sobre os direitos do paciente oncológico. No entanto, a principal atividade do dia foi  a triagem para identificar casos de câncer de pulmão em parceria com a Liga Acadêmica de Oncologia da Unisc.

Conforme a oncologista e coordenadora do Centro de Pesquisa Clínica do Hospital Ana Nery, Dra. Bianca Weiss, o objetivo da campanha é prevenir o câncer de pulmão, que é um dos tumores que mais tem incidência de morte no país. “No Sul do Brasil, uma em casa cinco mortes por câncer foram causadas por câncer de pulmão”, explica.

Publicidade

A triagem leva em conta fatores de risco como tabagismo e o trabalho com mineração. Os sintomas são tosse persistente, dor quando a pessoa respira e tosse com expectoração sanguinolenta. Os interessados na ação receberam explicações e passaram por cadastro. As 30 pessoas com maior probabilidade ou suspeita da doença serão encaminhadas para realização de exames para o diagnóstico precoce.

Pulmão inflável em tamanho gigante foi instalado na praça

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.