Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Vera Cruz

Projeto Escola Rural forma alunos em Vila Progresso

Foto: Lula Helfer

Prefeito Guido Hoff acompanhou a solenidade de certificação dos jovens no ginásio da escola, no interior de Vera Cruz

A Escola Estadual de Ensino Fundamental Frederico Augusto Hannemann realizou na manhã dessa quinta-feira, 6, a cerimônia de formatura do Projeto Escola Rural – Transformando vidas através da tecnologia. A solenidade em Vila Progresso certificou os 70 estudantes participantes da iniciativa, do 7º ao 9º ano, além de 11 moradores da comunidade. Com realização do Comitê para Democratização da Informática (CPDI), a ação conta com o apoio da própria escola e da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE). O patrocínio é da Philip Morris Brasil.

Segundo o professor Douglas Vinícius Stumm, que coordenou as quatro turmas de alunos, as aulas aconteceram nos turnos escolares, integrando as tecnologias aos componentes curriculares. Nos encontros semanais de dois períodos, as práticas levaram ao conhecimento e crescimento dos participantes. “O projeto vem ao encontro das novas matrizes escolares, soma aprendizado e contribui para que os jovens construam seus projetos de vida”, explica. Já a professora Nádia Núbia Copatti Silveira conduziu as aulas com os adultos, sempre nas noites de quarta-feira.

A coordenadora do CPDI, Cleusa Kreusch, explica que o Projeto Escola Rural atualmente é realizado em sete escolas do Sul do Brasil: duas em Santa Catarina, duas no Paraná e três no Rio Grande do Sul. Além da Escola Frederico Augusto Hannemann, as Escolas Famílias Agrícolas de Santa Cruz do Sul (Efasc) e de Vale do Sol (Efasol) são beneficiadas. “A proposta é fazer com que os jovens rurais percebam as potencialidades de suas propriedades e, por meio das tecnologias, incrementem ainda mais as atividades e permaneçam no campo”, destaca.

Publicidade

Sobre a formatura
A solenidade de formatura do Projeto Escola Rural contou com a participação de representantes das instituições parceiras da iniciativa, como o prefeito Guido Hoff; o coordenador da 6a Coordenadoria Regional de Educação (6a CRE), Luiz Ricardo Pinho de Moura; o coordenador de projetos sociais da Philip Morris Brasil, Felipe Consalter; o diretor do Comitê para Democratização da Informática (CPDI), Heitor Blum Santiago Thiago e a diretora da escola, Clair Tornquist, além de professores, alunos e comunidade. Durante a manhã, alguns estudantes apresentaram os impactos do projeto em suas vidas, no ambiente escolar e em suas localidades. O evento também teve entrega individual dos certificados e um coquetel de confraternização.

Projeto Tabaco
Alisson Ferreira Eisenhardt e Samuel Ernesto Krambeck, ambos de 15 anos, são colegas no 9o ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Frederico Augusto Hannemann. Durante o Projeto Escola Rural, os filhos de fumicultores escolheram pesquisar sobre o tabaco e as novas tecnologias disponíveis para a cultura. “Também defendemos o produto e a importância econômica da atividade para as famílias produtoras e para a região”, destaca Krambeck.

Entre as novidades tecnológicas utilizadas hoje nas propriedades produtoras de tabaco Eisenhardt aponta as estufas elétricas, plantadeiras, semeadeiras e sistemas de irrigação das lavouras. “São facilidades para o dia a dia do agricultor. No tempo dos nossos avós era tudo bem mais manual”, lembra. Para os estudantes, são as inovações que reduzem a mão de obra, ajudam o ambiente e agregam qualidade às colheitas e mais rentabilidade para os produtores.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.