Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Rio Pardo

Duas comunidades realizam tradicionais festas religiosas neste fim de semana

As comunidades da Aldeia São Nicolau e de Arroio das Pedras, em Rio Pardo, realizam neste fim de semana as tradicionais festas em homenagem aos padroeiros.

O dia de São Nicolau foi nessa sexta-feira e neste sábado haverá missa às 20 horas. No domingo, a programação começa com a primeira parte dos batizados, às 8 horas. A missa será às 9h30, seguida da procissão até parte da estrada antiga para Santa Cruz do Sul, com retorno até o santuário, onde haverá a bênção da saúde, seguida da segunda parte dos batizados.

O almoço com bufê será servido ao meio-dia. À tarde seguem os festejos com baile a partir das 14 horas. As comemorações em louvor a São Nicolau, no Bairro Boa Vista, todos os anos reúnem entre 5 e 8 mil devotos.

Publicidade

A capela, que hoje recebe o nome de santuário, foi construída pelos índios trazidos das Missões por Gomes Freire de Andrade a partir de 1755, que foram aldeados na região. A área também é um marco histórico para a comunidade negra no município.

A origem da Aldeia São Nicolau remonta a 1901, quando um grupo de 24 famílias uniu-se para comprar uma área de 27 hectares atrás da igreja e do cemitério. Cada um contribuiu com o que pôde, e mais tarde os lotes da colônia foram distribuídos de forma proporcional à participação das pessoas. A propriedade ainda pertence a descendentes.

Outra tradicional celebração religiosa ocorre na localidade de Arroio das Pedras, também chamada de Rincão dos Negros, em louvor a Nossa Senhora da Imaculada Conceição, que acontece no domingo. A localidade abriga duas capelas: a da Imaculada Conceição da Bela Cruz, construída pelos negros, e a Igreja de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, erguida pelos brancos.

Publicidade

Ambas têm mais de um século e estão separadas por 20 metros de distância. A festividade começa às 10h30 com missa campal, seguida da procissão e batizados. A programação segue depois com almoço e baile à tarde.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.