Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Saneamento

Venâncio Aires firma parceria com Corsan para esgotamento sanitário

Gestores apresentaram a iniciativa e convidaram o município a assinar protocolo

O município de Venâncio Aires é um dos primeiros do Rio Grande do Sul a dizer sim para a parceria público-privada (PPP) do esgotamento sanitário idealizada pela Corsan. O presidente da companhia, Roberto Barbutti, esteve quinta-feira na cidade para debater o tema com o prefeito Giovane Wickert, acompanhado do diretor André Finamor e do superintendente regional José Epstein. Além do alto escalão da estatal, o encontro teve a participação do secretário de Meio Ambiente e Infraestrutura, Arthur Lemos.

Os gestores do Estado apresentaram a iniciativa da PPP da Região Metropolitana e Serra e convidaram Venâncio Aires para assinar um protocolo de intenções a fim de participar do grupo de municípios da região dos vales, juntamente com Santa Cruz do Sul e Lajeado – assim como já o fez também com Cachoeira do Sul –, que estarão entre as primeiras cidades com uma PPP para o Esgotamento Sanitário. Conforme o presidente, a Capital do Chimarrão foi escolhida pelo número de projetos por parte do município na cadeia sustentável da companhia.

LEIA MAIS: Direção da Corsan irá a Venâncio Aires conferir demanda

Publicidade

Além de elencar as vantagens da PPP, como a execução mais rápida e os benefícios para a saúde da população, Barbutti e Lemos destacaram as melhorias que a parceria vai permitir aos municípios que já estão com obras de esgotamento em avançado processo e com uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) em funcionamento.

O objetivo principal é uma parceria entre a Corsan, os municípios e empresas para incentivar as ligações de esgoto com a contrapartida de recursos aplicados em educação socioambiental, recuperação de áreas degradadas, resíduos sólidos e drenagem pluvial, entre outras.

Apesar da parceria, o contrato continua firmado entre a companhia e o Município. A tarifa a ser cobrada continuará sendo a mesma da Corsan em cidades que não tenham adotado o novo modelo.

Publicidade

LEIA MAIS: Governador inaugura monitoramento do abastecimento da Corsan

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.