Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Prevenção

Campanha atende pessoas com suspeitas de câncer de pele

Foto: Bruno Pedry

Ação promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia aconteceu no Ana Nery

Pelos corredores do Ambulatório do Centro de Oncologia Integrado do Hospital Ana Nery, na tarde do último sábado, 7, moradores de Santa Cruz do Sul aproveitaram uma oportunidade única. Com o objetivo de estimular a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele, a instituição sediou a Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia em todo o País.

Uma equipe especializada atendeu pessoas com suspeitas da doença. Foram cerca de 100 exames, com alguns encaminhamentos para cirurgia. Segundo a médica dermatologista responsável pela ação em Santa Cruz, Tânia Zuchetto de Almeida, a iniciativa do Dezembro Laranja também procurou orientar as pessoas sobre a prevenção. “Hoje uma das principais formas de proteção é o protetor solar, mas as pessoas ainda resistem em utilizar”, afirma.

Durante os atendimentos, também foram prestadas orientações a respeito dos cuidados, como evitar o sol entre 9 e 15 horas. Os profissionais ainda destacaram a importância do uso de chapéu e roupas protetoras.

Publicidade

Tânia: uso do protetor é fundamental

Atenção
– Aplique protetor solar FPS 30 ou maior, de duas em duas horas.
Fatores de risco
– Alguém na família já teve câncer de pele.
– Incidência de mais de seis queimaduras de sol durante a vida (daquelas que a pele fica muito vermelha e ardendo).
– Muitas sardas ou mais de 50 pintas no corpo.
– Pele muito clara.
– Ferida que não cicatriza.
– Pinta no corpo que se modifica, muda de cor e de tamanho.
– Já teve câncer de pele.
– Ter mais de 65 anos.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.