Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Arroio do Tigre

Aberta a colheita de tabaco no Rio Grande do Sul

Foto: Michelle Treichel

Abertura ocorreu em propriedade em Arroio do Tigre

A abertura oficial da colheita do tabaco no Rio Grande do Sul ocorre na manhã desta sexta-feira, 13, na localidade de Linha Paleta, no interior de Arroio do Tigre, na região Centro-Serra. A programação, na propriedade de Jeferson Stertz, é conduzida pelo governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, com o apoio da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (Sinditabaco). A solenidade começou às 10 horas com a participação de autoridades, convidados, fumicultores e vizinhos da propriedade. O governo do Estado esteve representado pelo diretor de Política Agrícola e Desenvolvimento Rural, Ivan Bonetti.

Na abertura, o presidente do SindiTabaco, Iro Schünke, falou que em conversa com o governador Eduardo Leite, semanas atrás, o chefe do Executivo estadual se mostrou favorável à produção do tabaco. “O consumo do cigarro é legal e hoje é o produto que fica em segundo lugar como mais importado, perdendo apenas para a soja”, falou.

Já o presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Benício Albano Werner, ressaltou que há diversas frentes parlamentares para tratar sobre o tabaco e destacou a Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (AmproTabaco). “Precisamos de uma união mais forte. Os prefeitos têm uma força importante e poderosa, inclusive no governo federal e estadual, e precisamos usar isto em prol do tabaco.”

Publicidade

Falaram ainda o senador, Luiz Carlos Heinze; o deputado federal, Heitor Schuch; o vice-presidente da AmproTabaco, prefeito de São Lourenço do Sul, Rudinei Harter; o deputado estadual Adolfo Brito, presidente da Comissão da Agricultura na Assembleia Legislativa; o deputado federal Marcelo Moraes, que falou também em nome da deputada estadual Kelly Moraes; e o prefeito de Arroio do Tigre, Marciano Ravanello

Saiba mais
O evento ocorre pela terceira vez no Estado, sendo a primeira edição desde a sanção da Lei nº 15.301/2019 pelo governador Eduardo Leite para instituir a realização da solenidade. A data homenageia o Dia Estadual do Produtor de Tabaco, celebrado em 28 de outubro. O tabaco é cultivado por 75 mil produtores em 227 municípios gaúchos. Na safra 2018/2019 foram produzidas 312 mil toneladas em 142 mil hectares, o que gerou R$ 2,9 bilhões de receita aos produtores do Estado.

LEIA MAIS: Ministra da Agricultura recebe o Anuário Brasileiro do Tabaco

Publicidade

A abertura oficial da colheita ocorreu pela primeira vez em uma lavoura do tipo Burley. Os anfitriões do evento, Jeferson Stertz, de 39 anos, e Simone Catieli Chaves Stertz, de 33 – pais de Erick, de 11, e Isadora, de 4 anos –, cultivam tabaco Burley há 15 safras. Na propriedade de 60 hectares também há produção de aveia e trigo no inverno, e de milho (após a colheita do tabaco) e soja no verão.

Jeferson e Simone plantaram 70 mil pés com seis galpões de cura, e a safra deverá render em torno de 9 toneladas. Ele conta que produz tabaco por causa da rentabilidade e da assistência técnica dos orientadores. Outra vantagem, conforme Jeferson, é a possibilidade de plantar soja e/ou milho depois da colheita do tabaco.

LEIA MAIS: Cultivo de soja ocupa a maior área na região

Publicidade

Renovação
Durante a abertura, foi assinada a renovação do Programa Milho, Feijão e Pastagens após a Colheita do Tabaco. A iniciativa tem parcerias do SindiTabaco e suas empresas associadas, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por intermédio da Secretaria da Agricultura Pecuária e Desenvolvimento Rural, da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (FETAG), da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (FARSUL), da Associação dos Fumicultores do Brasil, (Afubra).

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.