Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

COMEMORAÇÕES

Marco dos 170 anos da imigração é inaugurado em Linha Santa Cruz

Foto: Leandro Porto

Ocorreu na tarde desta quinta-feira, 19, a inauguração de uma placa que marca os 170 anos da imigração alemã em Santa Cruz do Sul. O marco está instalado no ponto onde os colonizadores construíram a primeira escola local, em Linha Santa Cruz, ao lado de onde hoje fica a subprefeitura da localidade. No local também foi plantada uma muda de carvalho, árvore-símbolo da Alemanha.

LEIA MAIS: Cônsul-geral da Alemanha está em Santa Cruz do Sul

“Aqui onde foi descerrada a placa e plantado o carvalho foi a primeira construção pública, digamos assim, a escola. Tem a ver com aquela coisa que primeiro fizeram, que era a tradição dos imigrantes alemães: a educação e a religiosidade. Durante a semana era escola e no fim de semana igreja”, explicou Paulo Trinks, presidente da comissão organizadora dos festejos em comemoração aos 170 anos da imigração alemã em Santa Cruz.

Publicidade

“Estamos hoje tentando resgatar uma parte, tentando manter aquilo que ainda nós temos e reforçar para que não se perca. Principalmente a língua. A língua é a relação que você tem com a origem. Enqunto mantém a língua, você tem uma relação mais direta. Hoje nós passamos o dia com o cônsul falando alemão. eles se admiram que depois de 170 anos ainda tem gente que fala alemão, sem nenhuma escola de alemão. Falam porque os avós e os pais ensinaram. E isso é uma das coisas que estamos querendo colocar nas crianças, para que elas mantenham”, acrescentou Trinks.

LEIA MAIS: Ações marcam o aniversário da imigração alemã em Santa Cruz

O cônsul geral da Alemanha em Porto Alegre, Michael Serra, participou do evento. “Para nós, tudo o que tem a ver com a cultura alemã, com a língua alemã, com a preservação dessa herança dos migrantes alemães é importante, é uma das tarefas mais importantes que temos aqui no consulado geral”, afirmou. Serra também destacou o trabalho de preservação da cultura, realizado em Santa Cruz. “Conheço lugares aqui da América Latina onde tudo começou como aqui e onde já se deixou de falar o alemão, por exemplo”.

Publicidade

O secretário municipal de Cultura, Edemilson Severo, enfatizou a importância do trabalho dos imigrantes para a construção da cidade. “Aquele carvalho, certamente, daqui a 100 anos ele irá abrigar as futuras gerações. Talvez essas, em algum momento, agradecerão a nós que estamos aqui nos dedicando e tentando construir Santa Cruz, mas sem nunca deixar de reconhecer que fizemos muito pouco. Quem fez muito por nós foram aqueles que aqui estiveram 170 anos atrás.”

A programação que comemora os 170 anos da imigração alemã em Santa Cruz do Sul se encerra na noite desta quinta, com o lançamento do livro “Carl & Ciss – Crônicas da Colônia Alemã”, do jornalista Benno Bernardo Kist. O evento acontece no Pavilhão da Comunidade Católica, às 21h30.

LEIA MAIS: Livro homenageia os 170 anos da imigração alemã

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.