Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

POLÊMICA

Corte de árvores gera críticas em Santa Cruz

Árvores foram cortadas na Borges de Medeiros no último sábado

Quem está acostumado com algumas áreas de sombra em Santa Cruz, vai ter que procurar novos abrigos do sol. Nos últimos meses, a RGE tem realizado uma série de cortes de árvores no município, em diferentes regiões. No fim de semana, quatro plantas foram suprimidas da Rua Borges de Medeiros, no Centro, na quadra entre as ruas Marechal Floriano e Marechal Deodoro. A quadra é considerada por alguns moradores como uma das mais bonitas da cidade, o que fez com que a medida repercutisse nas redes sociais e nas rodas de conversa.

LEIA MAIS: Corte de árvores causa bloqueio no trânsito na Avenida Independência

Conforme o secretário municipal de Meio Ambiente, Raul Fritsch, a RGE possui uma licença única da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) para atuação em todo o Estado. Em cada município, a concessionária aciona o Executivo para informar a ação. “Eles nos apresentaram um projeto para a retirada de algumas árvores, mas quando percebemos que poderia estar ocorrendo cortes em excesso, pedimos que eles suspendessem as atividades”, afirma Fritsch. No início de janeiro, a ideia é reunir técnicos da Prefeitura e RGE para debater as ações já realizadas e as previstas.

Publicidade

Foco na arborização e na segurança

Conforme já publicado na Gazeta do Sul, na edição de 2 e 3 de novembro, os cortes fazem parte do programa “Arborização + Segura”, desenvolvido pela RGE. No último fim de semana, as ações eram fruto de mais uma etapa. Conforme informado pela concessionária, as atividades tiveram início em novembro. No município, incluem o plantio de 294 novas árvores em substituição a 140 exemplares que representam risco à população e ao sistema elétrico.

De acordo com nota encaminhada pela assessoria de imprensa, algumas espécies não permitiam mais a execução de podas, pois já apresentavam tamanhos consideráveis de altura. As novas mudas, por sua vez, serão plantadas na área verde do Bairro Várzea e nas ruas que tiverem supressões, principalmente no Centro, como na Marechal Floriano, Marechal Deodoro, Júlio de Castilhos, Borges de Medeiros e Sete de Setembro.

Publicidade

LEIA MAIS: Semana será de altas temperaturas e ar seco no Estado

Todas as unidades, conforme a RGE, constam em um inventário entregue ao município. “As ações também são executadas em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que emitiu as devidas autorizações ambientais para a sequência das atividades”, aponta o texto.

O objetivo do programa é, de acordo com a empresa, oferecer mais segurança à população por meio do plantio de espécies arbóreas que convivam de forma harmônica com o contexto urbano e suas estruturas, como as redes de água, esgoto, telefonia, elétrica, calçamentos, iluminação pública, entre outros. Ainda conforme a RGE, as compensações ambientais seguem o estabelecido nas legislações estaduais e municipais vigentes, bem como a aceleração da regeneração das ruas que passarão pela revitalização.

Publicidade

“Paisagem urbana foi altamente agredida”

O corte das árvores realiza-do, especialmente, na Rua Borges de Medeiros, repercutiu com ar de crítica entre os membros da Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos de Santa Cruz do Sul (Seasc). De acordo com a presidente, Patrícia Lopes, após o ocorrido o grupo procurou autoridades municipais para tentar compreender a ação. Além de questionar se as árvores estavam realmente comprometidas, eles também acreditam que a ação deveria ter sido discutida entre a população e as respectivas entidades.

LEIA MAIS: Empresa investirá R$ 10 milhões em Santa Cruz

Publicidade

“Isso não passou passou pelo Conselho de Meio Ambiente, do qual participamos. Entendemos que as tipuanas, por exemplo, não são árvores adequadas para calçadas, que têm algumas questões em relação à fiação e aos cabos elétricos, mas elas são patrimônio cultural e ambiental da cidade. É um cartão postal de Santa Cruz. A paisagem urbana foi altamente agredida”, frisa.

Em sequência, os profissionais devem buscar esclarecimentos junto ao Ministério Público para entender os procedimentos e buscar o embasamento legal das ações. Além disso, Patrícia afirma que, para a questão dos cabos de energia, também é possível estudar outras formas de resolver a situação.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.