Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Causa animal

Castrações de cães e gatos chegam a 1,2 mil em 2019 em Santa Cruz

Foto: Luiz Fernando Bertuol SECOM

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semmass) comemora o saldo de castrações realizadas ao longo do ano: foram 1,2 mil procedimentos. “O resultado do controle populacional é que evitamos o nascimento de 12 a 15 mil animais nesse período”, explica o secretário Raul Fritsch. As esterilizações são custeadas com recursos municipais da pasta e destinadas a animais de famílias carentes, que passam pela visita e o cadastro das ONGs voluntárias.

LEIA MAIS: Unidade móvel para castração de animais já está em Santa Cruz

Conforme Fritsch, o apoio dos protetores dos animais, que trabalham de forma parceira e voluntária, é fundamental no município. As entidades ajudam no recolhimento e adoção de animais abandonados ou em situação de maus-tratos. “Temos uma média de recolhimento de 50 a 60 animais por mês.” Atualmente, o dirigente ressalta que há mais de 90 animais albergados no Canil Municipal, a maioria cachorros. “Há uma superlotação, pois nossa capacidade máxima é de menos de 50 animais.”

Publicidade

Apesar das dificuldades, o secretário ressalta que Santa Cruz tem avançado na causa animal em diversas questões, como as leis de maus-tratos, fiscalização de denúncias e, principalmente, o trabalho de controle populacional de cães e gatos – com reflexos na prevenção de zoonoses e, consequentemente, na saúde pública. “As pessoas podem ajudar nos cuidados com os animais e com a adoção consciente, que evita os abandonos”, observa Fritsch.

Reconhecimento
As iniciativas voltadas à promoção do bem-estar animal, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade de Santa Cruz do Sul, receberam certificado de reconhecimento no início do mês, durante a entrega do Prêmio Gestor Público RS.

Outros dois projetos inscritos pela pasta também foram indicados: Consciência Limpa, que tem por objetivo recolher e dar destino correto ao lixo eletrônico, e Preservação das Tipuanas que formam o Túnel Verde, que visa ao trabalho de manutenção, poda e avaliação da saúde das árvores.

Publicidade

Conforme o secretário Raul Fritsch, o projeto do bem-estar animal envolve todas as ações voltadas à proteção de cães, gatos e cavalos no município, incluindo recolhimentos, encaminhamentos, parcerias com entidades, Canil Municipal e a legislação, que prevê multa para maus-tratos e abandono.

LEIA MAIS: Começa pré-cadastro para castrações de cães e gatos em Santa Cruz

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.