Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

REGIÃO

Seca aumenta em 318% os incêndios em vegetações

Rio Pardo foi um dos municípios onde aconteceram sinistros. Dezembro registrou quase a metade do total de ocorrências de 2019

A seca e o calorão que marcaram o mês de dezembro na região contribuíram para o aumento no número de incêndios em áreas de mata e terrenos baldios. O último mês de 2019 teve um aumento de 318% nos casos de fogo em vegetações em relação a 2018. No total, foram 230 casos registrados na área de abrangência dos nove quartéis que integram o 6º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) de Santa Cruz do Sul. Esses quartéis atendem 61 municípios dos vales do Rio Pardo e Taquari.

Segundo informações do 6º BBM, o número de queimadas em dezembro representa quase a metade do total de ocorrências desse tipo durante todo o ano de 2019, que chegou ao fim com 556 casos. Lajeado foi a unidade que mais atendeu situações desse tipo, com 109 registros. Já Santa Cruz teve 73 casos. Rio Pardo contabilizou 80 ocorrências ao longo do ano, Venâncio Aires registrou 57 e Vera Cruz, 18.

Com as vegetações mais secas em decorrência da falta de chuva e das altas temperaturas, a orientação dos bombeiros é para que a população não coloque fogo propositalmente em lixos ou áreas de mata, já que a probabilidade de as chamas se espalharem é maior. “Há real possibilidade de que os ventos fortes, característicos desta época do ano, somados ao clima seco, calor intenso e escassez de chuvas, propiciem a propagação rápida e descontrolada do fogo, que pode evoluir para um incêndio de maiores proporções e consequente risco à segurança de moradores próximos à área”, ressalta a major Jaqueline da Silva Ferreira, chefe da divisão de operações e defesa civil do 6º BBM.

Publicidade

Além de ameaçar a segurança, a queima de matas também pode ser considerada crime ambiental. “Pequenos focos podem se tornar grandes incêndios”, salienta a major Jaqueline. Em situações de emergência, os bombeiros são acionados por meio do número 193.

Altas temperaturas e escassez de chuvas contribuem para que chamas se espalhem

Alguns cuidados
Não lançar bitucas de cigarro ao solo.

Não deixar ao ar livre garrafas, cacos de vidros, espelhos e materiais semelhantes que possam provocar chamas através da ação de raios solares.

Publicidade

Cuidar com as fogueiras em acampamentos, tomando cautela para acendê-las somente após limpar a vegetação no entorno e certificando-se de resfriar as brasas após a utilização.

LEIA MAIS: FOTOS: Seca revela bancos de areia do Rio Pardo

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.