Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Meio ambiente

Poda irregular de árvore chama a atenção no Centro de Santa Cruz

Foto: Alencar da Rosa

Corte dos galhos ocorreu só na parte de cima da vegetação e expôs ninho de pássaros

Mesmo com o forte calor nas últimas semanas, a poda de uma árvore defronte de um estabelecimento comercial na Rua Tenente Coronel Brito, perto de uma parada de ônibus no Centro de Santa Cruz do Sul, chamou a atenção das pessoas que passavam pelo local. Os trabalhadores fizeram o corte dos galhos apenas na parte de cima da vegetação, dando a impressão de que o serviço tinha como objetivo apenas deixar visível a fachada com o letreiro do prédio ao lado. Segundo pedestres que testemunharam o trabalho, os responsáveis não tinham nenhum indicativo de que fossem da RGE e a planta no local também não representava risco para a fiação elétrica.

LEIA MAIS: Município cassa licença da RGE para corte de árvores

Além de deixar o lugar sem sombra, na árvore há um ninho de pomba-rola que, com a poda, ficou totalmente exposto ao sol. Apesar do calor e da intervenção, os pássaros não abandonaram o local. Ao ser informado sobre o fato, o secretário municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Raul Fritsch, conferiu pessoalmente a situação ontem à tarde e constatou que o procedimento foi executado de forma totalmente irregular.

Publicidade

Conforme Fritsch, a secretaria autoriza somente a poda de até 30% dos galhos e a intervenção superou esse limite. Outra irregularidade foi o procedimento fora da época – a permissão ocorre apenas nos meses sem a letra “r”. Além disso, a licença só é concedida quando há necessidade por questão de segurança ou de manejo, o que não não foi o caso no local. Diante da ilegalidade, o secretário acionou o setor de fiscalização da Prefeitura para apurar a infração e os responsáveis.

LEIA MAIS: Túnel Verde baixa em 17 graus o calor sentido no verão

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.