Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

TRADICIONALISMO

MTG terá uma mulher na presidência pela primeira vez

O Movimento Tradicionaista Gaúcho (MTG) terá pela primeira vez uma mulher na presidência. A definição irá ocorrer durante o 68º Congresso Tradicionalista Gaúcho neste fim de semana, no Parque do Imigrante, em Lajeado. Duas candidatas concorrem à eleição da gestão 2020/2021. A chapa De Coração pela Tradição é liderada por Elenir Winck e a Fazer agora tem à frente Gilda Galeazzi.

Entidades tradicionalistas filiadas ao MTG, como os centros de tradições gaúchas (CTGs), departamentos de tradições gaúchas ( DTGs) e os piquetes de tradições gaúchas (PQTs) votam na eleição para definir a nova diretoria. A abertura oficial do congresso ocorre hoje, às 20 horas, com participação de tradicionalistas de diversas regiões do Estado. A organização é do MTG e da 24ª Região Tradicionalista, com apoio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Lajeado.

Os filiados ao MTG que pretendem participar como delegado eleitor, da plenária ou do congresso precisam fazer o credenciamento no local do evento, a partir das 14 horas desta sexta-feira, 10. A entrada é liberada e gratuita para os interessados da comunidade que queiram acompanhar as votações e as propostas para o ano de 2020. A sessão preparatória do 68º Congresso Tradicionalista começa às 16 horas, com a chegada da Chama Crioula da 3ª Região Tradicionalista, prevista para as 17 horas.

Publicidade

A instalação da sessão seletiva será no sábado, 11, às 14 horas, com o encerramento da votação às 17 horas. A sessão especial do Conselho Diretor para eleição do presidente e vices ocorre às 19 horas. No domingo, a partir das 9 horas, haverá a primeira reunião do Conselho Diretor e a primeira reunião dos coordenadores regionais. A sessão solene de encerramento e posse dos novos Conselho Diretor, Junta Fiscal, Departamento Jovem e coordenadores regionais acontece às 10h30.

As candidatas
Natural de Cruz Alta, com 61 anos, Elenir de Fátima Dill Winck foi condecorada com o título de Cidadã Panambiense, onde reside. É pós-graduada em Geografia, pela Unijuí. Iniciou a carreira profissional como professora na rede municipal de Panambi, em março de 1975 e na rede estadual, em abril de 1978. Foi secretária de Educação e Cultura do município de Panambi por quatro administrações (1997–2000; 2001–2004; 2009–2012 e 2013– 2016). Por várias gestões integrou o Departamento Cultural do Centro de Tradições Gaúchas Tropeiro Velho, de Panambi. Também foi diretora cultural da 9ª Região Tradicionalista do Rio Grande do Sul por quatro anos e diretora artística do MTG por três anos. Ela concorreu a presidente do MTG em 2019.

Elenir concorreu a presidente do MTG em 2019

A administradora de empresas Gilda Galeazzi, de 64 anos, é natural de Marau, mas mora em Passo Fundo. Aos 13 anos, iniciou a trajetória tradicionalista como integrante da invernada mirim do CTG Osório Porto e em 1996 foi eleita pela primeira vez coordenadora da 7a Região Tradicionalista (RT). Por nove anos consecutivos, se dedicou ao trabalho voluntário do MTG. Saiu para ocupar um cargo público e em 2011 retornou para a liderança da 7ª RT, depois de diversos pedidos. É casada com o advogado e conselheiro benemérito do MTG, Carlos Medeiros de Mello.

Publicidade

Por nove anos consecutivos, Gilda se dedicou ao trabalho voluntário do MTG

LEIA MAIS: MTG lança livro póstumo de Paixão Côrtes sobre danças gaúchas

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.