SANTA CRUZ 14/01/2020 17h39 Atualizado às 22h00

Moradores denunciam abandono de cachorro no Bairro Várzea

Cão foi resgatado e encaminhado para adoção nesta terça-feira

Um cachorro estaria há cerca de uma semana abandonado, preso no pátio de uma casa na Rua Ernesto Wermuth, no Bairro Várzea, em Santa Cruz do Sul. O animal teria ficado vários dias sem comida ou água e está muito magro e com bicheiras pelo corpo. A situação foi denunciada à Gazeta Grupo de Comunicações por Xavier Pranke, vizinho da casa onde está o cachorro e que, junto de outros moradores, passou a alimentá-lo.

Segundo Pranke, a residência tinha ocupantes até o dia 7, mas estes não foram mais vistos no local. “É lamentável que um ser humano faça isso com os animais. É triste ver um animal dessa espécie, é um pit bull, bonito, mas dá para contar todos os ossos desse cachorro, de tão magro que está”, relatou o morador.

LEIA TAMBÉM: Calendário com fotos de animais auxilia ONG de Venâncio Aires

Nesta terça-feira, 14, após ser contatada pelos vizinhos, a vereadora Bruna Molz esteve no local. Segundo ela, o cachorro vai ser encaminhado para atendimento e depois para um lar temporário, onde vai aguardar adoção responsável. Interessados em adotá-lo podem contatar a vereadora pela rede social Facebook.

“Infelizmente, tendo que falar de novo de abandono de animais, o que não tem diminuído no nosso município”, afirmou Bruna. A vereadora ainda afirmou que vai procurar a Polícia Civil e fazer um boletim de ocorrência. Os antigos tutores do cachorro podem ser multados.

Bruna Molz orientou que as pessoas informem a Polícia Civil sobre casos como este. “Se está vendo um animal sendo negligenciado, faça o Boletim de Ocorrência. Pode fazer B.O. online, de casa mesmo, faz em cinco minutos, encaminha para a Secretaria do Meio Ambiente, por e-mail. Aí os fiscais, junto com veterinário, vão averiguar a situação”.

LEIA MAIS: Saiba como denunciar maus-tratos aos animais em Santa Cruz