Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Solidariedade

Banco de Móveis já contabiliza mais de duas mil doações em Santa Cruz

Banco de móveis foi criado em 2019, mas está desativado

Em 2019, a solidariedade dos santa-cruzenses foi responsável por fazer a alegria na casa de muitas famílias em situação de vulnerabilidade social. Cerca de duas mil doações de itens como sofás, roupeiros, colchões, camas e outros tipos de mobiliário foram contabilizadas no primeiro ano de existência do Banco de Móveis, iniciativa criada pela Secretaria Municipal de Habitação (Sehab). Parte já foi repassada a quem precisa e outra aguarda no estoque para atender a demanda que não para de chegar.

Segundo a secretária da pasta, Aretusa Scheibler, a participação da comunidade tem superado as expectativas. Até hoje 802 famílias já doaram e mesmo nesta ápoca do ano, o ritmo não diminui. “A colaboração das pessoas tem sido essencial e muito além do que esperávamos. Nosso caminhão sai todos os dias para receber e entregar doações. Esperamos que continue assim”, disse.

Dos mais de dois mil itens doados, 1,3 mil já foram repassados a famílias necessitadas. A diferença, segundo Aretusa, acontece porque nem sempre tudo que chega corresponde à necessidade dessas famílias. “Agora, até em virtude do calor, geladeira é um item muito necessário e que não estamos recebendo. Vem pouco e a procura é grande”, informou. Já roupeiros de seis portas chegam em maior quantidade e praticamente não tem saída porque a necessidade é de móveis menores. “Como são famílias carentes, que residem em casas pequenas, a demanda é de roupeiros de duas, três portas”.

Publicidade

Os itens que chegam ao banco e não são repassados de imediato, ficam no estoque. Conforme a responsável pelo banco, Jociane Becker, muitas vezes são doados móveis em estado bastante precário e o que pode ser consertado vai para a marcenaria. “Costumo dizer que os colegas aqui da oficina são verdadeiros artistas. Eles fazem um trabalho muito bonito, verdadeiramente humano, tem uma preocupação com o bem-estar das famílias que vão receber essas doações”, disse.

Como ajudar
Interessados em doar podem contatar com a Sehab pelo (51) 3715-1895, ramal 8534 e agendar um horário que o caminhão fará o recolhimento. Também é possível levar a doação diretamente no local de armazenamento, na BR-471, quilômetro 53. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30, enquanto durar o turno único.

LEIA MAIS: Prefeitura cria banco de móveis para ajudar famílias carentes; saiba como doar

Publicidade

Materiais de construção
Com o mesmo intuito de auxiliar famílias carentes, a secretaria criou em maio de 2019 o Banco de Materiais de Construção. O objetivo é auxiliar famílias de baixa renda que não têm condições de adquirir materiais para reconstruir suas residências ou fazer a reforma que tanto necessitam.

A comunidade pode doar tijolos, cerâmicas, telhas, cimento e outros insumos. Até agora 32 famílias já colaboraram e através desse gesto solidário puderam ajudar outras tantas vitimadas por incêndios, enchentes e outros sinistros.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.