Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

INCÔMODO

Quantidade de mosquitos e baratas aumenta no verão

Foto: Divulgação

Formas de prevenção mais indicadas são a instalação de telas de proteção nas portas e janelas

Um risco para a saúde humana através de doenças como a dengue, a proliferação de mosquitos, moscas, cupins e baratas aumenta significativamente durante o verão. Isso porque são animais de sangue frio e se movimentam mais no período de calor, então é mais fácil vê-los.

Conforme o professor Andreas Köhler, do Departamento de Biologia e Farmácia da Unisc, a mudança no clima que pode ser sentida em Santa Cruz do Sul se deve ao aquecimento global. “O verão fica mais extenso, então o número de meses em que os insetos aparecem fica maior. Antigamente nós tínhamos baratas e mosquitos em janeiro e fevereiro, agora vemos esses animais de novembro em diante até abril.”

LEIA MAIS: Procura por serviços de dedetização aumenta 70% em Santa Cruz

Publicidade

Köhler explica que o número de mosquitos que incomodam alguns moradores da região poderia ser até maior neste período. Isso só não acontece por causa da estiagem prolongada na região. “Se tivesse chovido mais poderia ser pior, mas nos próximos dois ou três meses, com a umidade, vai aumentar muito mais.” A reprodução desses insetos também é favorecida pelas altas temperaturas. Conforme o biólogo, em dias de temperaturas acima dos 30 graus, o ciclo de vida do mosquito é de 15 a 20 dias. Já a barata dura mais, em torno de 40 dias.

De acordo com o professor, as formas de prevenção mais indicadas são a instalação de telas de proteção nas portas e janelas que ficam mais tempo abertas, especialmente ao anoitecer, quando mosquitos e baratas são mais ativos. Fechar as aberturas e instalar vedações nas frestas evitam que os insetos entrem na casa. Outras alternativas são os produtos químicos em spray, ou repelentes.

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz tem três casos suspeitos de dengue

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.