Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SANTA CRUZ

Perdas com a seca devem fazer com que preços das hortaliças subam até 20%

A famigerada lei da oferta e da procura deve fazer com que os preços das hortaliças subam até 20% nas feiras rurais de Santa Cruz do Sul. A estiagem e, principalmente, o forte calor causaram perdas na produção, que resultam em escassez do produto para venda. A porcentagem de aumento nos preços foi estimada pelo vice-presidente da Associação Santa-cruzense de Feirantes (Assafe), Danilo Hentschke.

Os danos na produção de hortaliças e vegetais folhosos registrados na propriedade de Hentschke, em Linha João Alves, interior de Santa Cruz do Sul, chegaram a 35%. “Perdemos muitas hortaliças na lavoura. Pior que a seca foi o calor excessivo, que acabou com as plantas”, explica.

O vice-presidente da Assafe destaca que houve semanas nas quais os produtores não puderam plantar com medo de arriscar e ter ainda mais perdas. “Diante deste quadro, a tendência é que produtos como couve-flor, brócolis e repolho, que foram os mais prejudicados em função do seu ciclo de produção, comecem a faltar para a venda e, consequentemente, o valor fique mais alto”, afirma.

Publicidade

Sobre a chuva que caiu nessa semana, Hentschke diz que foi muito importante para que os produtores possam fazer o transplante das mudas e, também, para o cultivo da safrinha do feijão, o que deverá ser feito até o fim deste mês.

LEIA MAIS:
Chuva ameniza seca e interrompe danos em lavouras
Chuvas nas próximas semanas devem encerrar estiagem

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.