Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Rio Pardo

Esporte e diversão no encontro de caiaqueiros em Porto das Mesas

Grupo realizou remada no Rio Jacuí. Foto: Rafaelly Machado

Pegar a estrada com caiaque já faz parte da rotina do aposentado Jairo Wink, 73 anos. Marinheiro profissional, por 10 anos atuou com esporte náutico e tem o caiaque como lazer há mais de 40 anos. Para praticar a atividade a qual é apaixonado, costuma rodar mais de 30 quilômetros de Santa Cruz do Sul a Rio Pardo com destino às águas no Jacuí. “Os santa-cruzenses contam com o Lago Dourado, que infelizmente é subutilizado. É um belo espaço que poderia ser bem melhor explorado para fomentar competições e esportes aquáticos, como vela e remo”, lamenta.

LEIA MAIS: FOTOS: caiaqueiros reúnem-se em Rio Pardo no fim de semana

No último domingo, 19, o passeio de Jairo até a Cidade Histórica teve uma motivação especial. Ele integrou um grupo de caiaqueiros vindos de diferentes municípios do Estado que se reuniram para fazer a remada. Mais de 30 esportistas realizaram o percurso de 13,8 quilômetros pelo Rio Jacuí, com saída às 9 horas e chegada por volta do meio-dia no balneário Porto das Mesas, onde ocorreu um almoço de confraternização.

Publicidade

Segundo o organizador do encontro, o técnico de enfermagem Lucas Santos, a ideia era também recolher lixo nas margens do rio. Felizmente, a limpeza da água não deixou a desejar. “Observamos pouca poluição e o que avistamos foi no início do trajeto, mais próximo à cidade, além de alguma sujeira nas areias das praias, em especial em Santa Vitória”, afirma.

Santos conta que decidiu criar um grupo no aplicativo Whatsapp para reunir amantes do caiaque, de onde veio a intenção de organizar o evento. Ele avalia de forma positiva esta primeira edição, e projeta manter a programação no calendário anual dos caiqueiros. “Queremos aprimorar os próximos e divulgar de forma mais maciça e com antecedência, a fim de atrair cada vez mais participantes e disseminar o esporte”, explica. Em ação solidária, foram arrecadados alimentos não perecíveis como inscrição para o evento, que serão destinados ao Lar São Vicente de Paulo.

O supervisor de engenharia Diego Miguel Nunes, 31, aprovou a iniciativa. Natural de Rio Pardo, há oito anos ele mora em Caxias do Sul, mas veio do litoral de Santa Catarina onde aproveitava as férias. Ao saber do encontro, não hesitou em voltar para a terra natal. “Vim vistar os meus pais e consegui unir o útil ao agradável. Foi uma satisfação poder reencontrar amigos e remar pelo Jacuí”, declara.

Publicidade

Interessados em ingressar no grupo de caiaqueiros podem fazer contato com o organizador, Lucas Santos, pelo telefone (51) 99772 2776.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.