Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Custo de produção

Produtores e indústria voltam a negociar o preço do tabaco

Foto: Leandro Porto

No dia 10 de dezembro do ano passado, as entidades e as indústrias realizaram a primeira rodada de negociações

A segunda rodada para definir o preço a ser pago pela atual safra de tabaco ocorre na próxima sexta-feira, 24. As reuniões são individuais e envolvem sete indústrias: Souza Cruz, Japan Tobacco International (JTI), Philip Morris, Universal Leaf, Alliance One, China Brasil Tabacos e Continental Tobaccos Alliance (CTA).

Um dia antes, na tarde da quinta-feira, 23, o encontro acontece entre as entidades que representam os produtores. O presidente da Afubra, Benício Werner, explica que o objetivo é avaliar o atual momento e preparar o debate com as empresas. Por enquanto, os percentuais ainda não foram divulgados, pois a negociação segue em andamento.

LEIA MAIS: Começa a negociação do preço do tabaco para a safra 2019/2020

Publicidade

Conforme Werner, o principal impasse envolve itens ligados ao custo de produção. “A mão de obra, que tem em torno de 56% na participação total do custo, os fertilizantes, com cerca de 25%, e um pouco menos que é a lenha, com cerca de 16%”, explica.

No dia 10 de dezembro do ano passado, as entidades e as indústrias realizaram a primeira rodada de negociações, mas o debate terminou sem acerto entre as partes. Como a maioria das empresas já iniciou o processo de compra da atual safra, são aplicados os mesmos valores do ciclo anterior.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.