Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Balada Segura

Autuações por embriaguez aumentam 336% em Santa Cruz

45 operações foram realizadas no ano 2019 em Santa Cruz

O número de motoristas embriagados flagrados pela operação Balada Segura em Santa Cruz do Sul no ano de 2019 teve um aumento significativo. Mesmo com as ações de conscientização e com a legislação mais rigorosa, as autuações por embriaguez subiram o equivalente a 336%, entre 2018 para 2019.

LEIA TAMBÉM: Pesquisa detecta álcool em quase 40% dos mortos no trânsito do RS

Em entrevista à Rádio Gazeta, o coordenador da Fiscalização de Trânsito de Santa Cruz, Sílvio Hirsch, divulgou o balanço de autuações feito no ano passado. Ele, que acompanha diariamente o comportamento do trânsito no município, afirmou que, em 2019, houve um avanço significativo da operação Balada Segura no município. O principal enfoque é o combate ao consumo de álcool pelos motoristas.

Publicidade

Conforme o coordenador, em 2018 foram registradas 103 autuações por embriaguez em Santa Cruz do Sul. Já em 2019, nas 45 operações realizadas, 2.271 condutores foram abordados e 347 receberam notificações. No ano passado, 812 infrações foram registradas nas operações Balada Segura. Além da embriaguez dos motoristas, são casos de veículos que estavam com algum tipo de irregularidade.

LEIA TAMBÉM: Balada Segura é implantada em Rio Pardo por convênio com o Detran

No momento em que um condutor é abordado na ação, ele é convidado a realizar o teste do etilômetro. O equipamento verifica o ar expelido pelo motorista. Se o resultado for acima de 0,04 miligramas, ele tem direito de realizar um novo teste, após 30 minutos. Se na segunda tentativa o valor der acima de 0,05 miligramas por litro de ar expelido pelos pulmões, o condutor é autuado.

Publicidade

Ainda de acordo com Sílvio Hirsch, se o motorista se recusa a realizar o teste do etilômetro, também é autuado com uma multa no valor de R$ 2.934, além de ter a CNH suspensa e de ficar sem poder dirigir pelo período de um ano. “O foco da operação é aquele condutor que bebe e dirige. A legislação não tem mais brecha. A pessoa que é abordada tem apenas um escape: não ter bebido”, alerta o responsável pela Fiscalização de Trânsito.

Em Santa Cruz, a Operação Balada Segura acontece sempre à noite, de terça a sábado. Os locais escolhidos para as abordagens são sempre as vias mais utilizadas pelos motoristas ou aquelas com registros maiores de acidentes.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.