Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Safra 2019/2020

Negociações do preço do tabaco encerram sem acordo

A segunda rodada de negociação do preço do tabaco realizada nesta sexta-feira, 24, na sede da Afubra, em Santa Cruz do Sul, acabou, mais uma vez, sem acordo e com sentimento de frustração por parte da Comissão de Representação dos Produtores.

Após receber oito empresas para negociação, a representação afirmou que as propostas apresentadas não cobrem o custo de produção e classificou como desrespeitosa com os produtores a posição das fumageiras. As entidades representativas dos fumicultores ainda apontam que as empresas não têm cumprido as regras estabelecidas no Fórum Nacional de Integração do Tabaco (Foniagro) sobre a metodologia do levantamento do custo de produção.

Conforme os integrantes da comissão, é alarmante que as empresas que participaram da negociação tenham apresentado valor inferior ao custo de produção por elas levantado, com reajustes propostos entre 2,1% e 2,85%. Além disso, uma das empresas não apresentou custo ou proposta de negociação.

Publicidade

LEIA MAIS: Inicia segunda rodada de negociação do preço do tabaco entre produtores e indústria

Ao final do dia, deu-se por encerrada a negociação para esta safra e foi solicitada uma reunião do Foniagro para o dia 5 de março, com objetivo de padronizar a metodologia do custo de produção e unificar o levantamento dos dados para serem seguidos pelas empresas e a representação dos produtores.

A Comissão de Representação dos Produtores de Tabaco que é formada pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Federações dos Sindicatos Rurais (Farsul, Faesc e Faep) e Federações dos Trabalhadores Rurais (Fetag, Fetaesc e Fetaep).

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Governo pode criar novo imposto sobre cigarro, diz Guedes

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.