Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Vale do Sol

Videiras do Vale abre oficialmente a colheita de uvas

Foto: Lula Helfer

Ari e Clarici Emmel foram aos parreirais e garantiram um fim de semana mais doce

A vindima na Videiras do Vale já começou. A abertura oficial da colheita da uva 2019/20 na propriedade, em Linha Herval de Baixo, interior de Vale do Sol, mobilizou visitantes e convidados na manhã da última sexta-feira, 31. O empresário Valdomiro Persch, ao lado da esposa Sara e da mãe Helga, deu as boas-vindas a todos durante a solenidade. A programação começou com cerimônia religiosa conduzida pelos padres Guido e Alfredo, com bênção e distribuição de uvas entre os presentes.

O agricultor destacou que este é o sexto ano de colheita nos parreirais. “Desde o primeiro pé de videira plantado, colocamos Deus em tudo o que fazemos. Este é um espaço de trabalho e amizade no garrão de Vale do Sol, já nas barbas de Herveiras”, comentou. Persch relatou que antigamente somente comparecia na localidade quem realmente precisava. “Hoje invertemos o processo. A Serra dos Pinhais tem tudo para se tornar um grande corredor turístico.”

Todos os anos a abertura é realizada no dia 31 de janeiro, no meio da colheita, e retrata o serviço de colha-e-pague oferecido pela Videiras do Vale desde 2015. “Os visitantes têm à disposição cestas e tesouras e podem ir até as videiras, escolher seus cachos, colher e pesar o que vão levar para casa”, explica. O objetivo, conforme Persch, é promover a união familiar e aproximar gerações, para que crianças e adultos possam conhecer de perto como é a vida no meio rural.

Publicidade

LEIA MAIS: Clima seco garante a melhor safra de uvas

Solenidade contou com cerimônia religiosa, bênção e distribuição de uvas aos presentes

Visitantes de toda a região

O serviço de colha-e-pague foi aberto há aproximadamente 15 dias na propriedade Videiras do Vale. O atendimento ao público acontece diariamente e atrai visitantes de toda a região. A solenidade oficial de abertura da colheita foi acompanhada por pessoas de Santa Cruz do Sul, Vera Cruz, Vale do Sol e Herveiras.

Publicidade

Os aposentados Ari e Clarici Emmel, ambos de 58 anos, prestigiaram os parreirais pelo segundo ano consecutivo. Moradores do Centro de Vale do Sol, na sexta-feira percorreram aproximadamente 30 quilômetros para fazer o fim de semana da família mais doce. “É uma uva deliciosa, muito diferenciada, e colher diretamente do pé é ainda mais especial”, comenta Clarici.

LEIA TAMBÉM: Márcio Brandelli: o enólogo que nasceu para ser vinho

Agricultor aposta na diversificação da propriedade

Publicidade

Na propriedade de 85 hectares no interior de Vale do Sol, a intenção do agricultor Valdomiro Persch é continuar investindo na ampliação da vocação turística, com mais infraestrutura e novas atrações para receber os visitantes. Atualmente está sendo concluído um novo galpão rústico que homenageia a história da família.

A proposta também é apostar na diversificação, com a futura estruturação de uma agroindústria para produção de geleias de frutas, o que depende de suporte público para melhorias em estrada, energia e água, segundo o empresário.

LEIA TAMBÉM: Fruticultura: Uma aliada da agricultura familiar

Publicidade

As videiras ocupam uma área de cinco hectares, somando aproximadamente 8,7 mil pés de uvas. Nesta safra, em função do excesso de chuvas nos meses de outubro e novembro, o fruticultor projeta uma quebra de 50% na produção. “Estamos torcendo para atingir 80 toneladas”, afirma. As uvas das variedades Isabel e Rosa são vendidas a R$ 4,00 e R$ 5,00 o quilo, respectivamente. A colheita na propriedade deve se estender até o dia 20 de fevereiro. Para conseguir mais informações, é possível acessar o site www.videirasdovale.com.br.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.