Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

Saiba quando vão começar as obras do calçadão da Floriano

Projeto prevê iluminação nos arcos

Falta pouco para o início das obras que darão cara nova a um dos mais belos cartões-postais de Santa Cruz do Sul: o calçadão da Marechal Floriano. A licitação para contratação da empresa já foi concluída e o resultado está publicado no site da Prefeitura (www.santacruz.rs.gov.br). Nos próximos dias o contrato será assinado e ao que tudo indica as obras deverão ter início ainda no mês de fevereiro para que antes da Oktoberfest tudo esteja concluído. 

Após a formalização do contrato, equipes técnicas das secretarias municipais de Planejamento, Orçamento e Gestão, de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, de Transportes, Mobilidade e Serviços Urbanos e de Obras e Infraestrutura irão se reunir com a empresa vencedora para elaborar o cronograma de trabalho. A ideia é minimizar os transtornos, tanto para os comerciantes que possuem estabelecimentos ao longo da principal rua do centro da cidade, como para quem circula pelo local. 

De acordo com o projeto do calçadão, a obra se divide em dois trechos: o primeiro inclui a revitalização do passeio existente nas duas quadras entre a Rua Ramiro Barcelos e a Rua 28 de Setembro e o segundo trecho inclui a ampliação do calçadão nas três quadras existentes entre as ruas  28 de Setembro e a Galvão Costa. O valor da obra é de R$ 4.152.035,66 e os recursos para o investimento são provenientes do Badesul, com contrapartida da Prefeitura. Já o prazo de execução, a contar do início dos trabalhos, é de oito meses.  

Publicidade

LEIA MAIS: Avanços em diferentes áreas trazem a transformação da paisagem

Os antigos paralelepípedos da via serão removidos e uma nova pavimentação será feita com bloquetes, seguindo tendência mundial de humanização dos espaços públicos. Ao longo de todo o trecho bancos e floreiras serão instalados e o estacionamento deixará de existir, restando apenas vagas para portadores de deficiência, idosos e locais para carga e descarga. 

No primeiro trecho está prevista ainda a utilização da rede de drenagem existente, com substituição das bocas de lobo e, nas quadras entre as ruas 28 de Setembro e Galvão Costa, a execução de uma nova rede de drenagem pluvial. 

Publicidade

Também os atuais arcos serão substituídos por uma nova estrutura, com cordas de lâmpadas led, possibilitando a alteração das cores que poderão variar conforme as campanhas e datas comemorativas. Na quadra da Praça da Bandeira um amplo pergolado será instalado com iluminação e assentos. O que mais pesou na elaboração do projeto, no entanto, foi a preservação das tipuanas. Canteiros contínuos com 2,80 metros de largura foram projetados para dar espaço às raízes. 

LEIA MAIS: Calçadão da Floriano: Prefeitura pretende lançar edital nesta semana

Veja como deve ficar:

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.