Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Saúde

Equipe do Moinhos de Vento começa a atuar no Novo Cemai

Foto: Luiz Fernando Bertuol SECOM

Por dia, Cemai atende cerca de 95 crianças e encaminha, também em média, duas para urgência e emergência

A partir desta segunda-feira, 10, a equipe do Hospital Moinhos de Vento começa a trabalhar no diagnóstico das práticas previstas para o Novo Cemai. A instituição foi contratada pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul no fim de janeiro para prestar consultoria médico-assistencial ao centro materno-infantil, nas áreas de pediatria e obstetrícia.

A parceria com o Moinhos ainda prevê o planejamento das melhorias indicadas no diagnóstico, a curto, médio e longo prazo; e a implementação e monitoramento das entregas de valor acordadas. A atuação do Moinhos de Vento consistirá em recomendar as melhores práticas nacionais e internacionais de atendimento para o Novo Cemai. O hospital é reconhecido internacionalmente pela qualidade dos serviços prestados.

A inauguração do Novo Cemai está prevista para 21 de março. Os investimentos são de cerca de R$ 1,8 milhão, valor pago com recursos próprios do Município. Esta é a primeira reforma geral do espaço desde que foi inaugurado, em 1999.

Publicidade

LEIA MAIS: Saúde assina convênio inédito com o Hospital Moinhos de Vento

Sobre a reforma do Novo Cemai
Na recepção e na sala de espera, as pessoas verão as grandes mudanças promovidas. As instalações tornarão o Novo Cemai um espaço humanizado, enquanto pais e filhos aguardam o atendimento. Junto à sala de espera da pediatria, serão instalados assentos adaptados para crianças e uma área de recreação com televisão, livros infantis, materiais de desenho e mesinhas para colorir. Do lado de fora, os pequenos contarão com uma pracinha.

Na ala de pediatria serão quatro consultórios, sala de triagem e acolhimento, sala de procedimentos, sala de nebulização, farmácia, sala de atendimento de urgência e emergência, além da sala de observação para sete pacientes. Com a instalação da sala de observação, a expectativa é reduzir o número de internações hospitalares. Na ala de ginecologia, serão três consultórios, duas salas de procedimentos, sala de espera e outra para enfermagem.

Publicidade

Outro diferencial do Novo Cemai está nos equipamentos. Serão comprados ultrassom e raio X móvel, eletrocardiograma móvel, desfibrilador, monitor multiparamétrico, entre outros instrumentos hospitalares de última geração. Isso para tornar o espaço mais resolutivo e evitar que os pacientes tenham de ser deslocados para realização de exames.

Por dia, o Cemai atende uma média de 95 crianças e encaminha, também em média, duas para urgência e emergência. No local também são realizados procedimentos de enfermagem, como aplicação de medicamentos e nebulizações. A média é de 160 procedimentos por dia. O setor de ginecologia, que funciona 12 horas por dia, realiza em torno de 30 consultas diárias. Também estão em acompanhamento cerca de 50 gestantes em pré-natal de alto risco e, aproximadamente, 10 adolescentes grávidas.

LEIA MAIS: Novo Cemai será inaugurado em 21 de março com atendimento renovado

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.