Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Prevenção

Nova etapa da campanha de vacinação contra o sarampo busca imunizar crianças e jovens

Nesta segunda-feira, 10, inicia-se uma nova campanha de intensificação da vacinação contra o sarampo em todo o país. A etapa é destinada a crianças e jovens de 5 anos a 19 anos. A iniciativa é do Ministério da Saúde.

Conforme o coordenador do setor de imunizações da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, Róger Rodrigues Peres, a faixa etária corresponde ao maior número de casos registrados da doença no Brasil. Ele salienta que o público fora desta faixa pode buscar informações a respeito da imunização. “Não é como a vacina da gripe, que é feita anualmente. É feita aos seis meses, um ano e aos 15 meses a tetraviral, que tem um componente do sarampo. Quem tem entre 30 e 50 anos deve fazer a dose e é importante sempre levar a carteirinha para que a vacinadora analise.”

Roger explica que o documento traz todas as informações necessárias sobre as imunizações realizadas ao longo da vida. “Um dado importante é que 77% dos casos confirmados são de pessoas que não fizeram a vacina. Reforço que aos 30 anos são necessárias duas doses, e uma talvez não forneça a imunidade necessária.” Quem não possui mais a carteirinha deve procurar uma Unidade de Saúde para pedir uma segunda via.

Publicidade

Entenda
Quem fez apenas uma dose, basta completar o esquema vacinal. Entre uma e outra, o intervalo mínimo é de 30 dias. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é que 95% do público-alvo do município seja imunizado.

A campanha se estende até o dia 13 de março e segue disponível no calendário nacional de vacinação. A vacina vai estar disponível em todas as unidades de saúde que têm aplicação de vacinas. Além da carteirinha, é importante levar o cartão SUS.

Dia D
O Dia D, de mobilização nacional contra o sarampo, está marcado para o próximo sábado, 15, das 10 horas ao meio-dia, em algumas unidades de saúde em Santa Cruz. No interior, estarão abertas as unidades de Boa Vista, Rio Pardinho, Doutor Pedro Eggler e Pinheiral. Na cidade, nos bairros Centro, Linha Santa Cruz, Progresso, Esmeralda, Cristal, Faxinal, Arroio Grande, Bom Jesus, Margarida e Cohab.

Publicidade

O sarampo é uma doença viral altamente transmissível. Uma pessoa doente pode passar para outra por meio da tosse, fala, espirro ou respiração próximo de outras pessoas.

LEIA MAIS: Campanha contra o sarampo foca em crianças e jovens com idades entre 5 e 19 anos

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.