Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Gazeta 75 anos

Há três décadas, o Centro-Serra é contado pela Gazeta

Quarta-feira, 4 de abril de 1984. A inauguração de uma ponte sobre o Arroio do Salso, em Linha Passa Sete, trouxe expectativa em torno do desenvolvimento regional. O ato, realizado com a presença de autoridades, foi destaque na capa da primeira edição da Gazeta da Serra.

A estreia do jornal marcou uma nova etapa no processo de expansão da Gazeta Grupo de Comunicações e representou um avanço para os moradores do Centro-Serra. Com sede em Sobradinho e sucursal em Arroio do Tigre, a Gazeta da Serra sucedeu ao Paladino Serrano e ao Jornal da Serra, e se tornou um dos mais conceituados veículos de comunicação daquela região, um reconhecimento que, inclusive, será tema de uma escola de samba neste Carnaval.

LEIA MAIS:
Escola de samba de Sobradinho vai homenagear a Gazeta

Publicidade

Hoje com circulação às sextas-feiras, o semanário apresenta, além da cobertura jornalística, reportagens especiais e destaca fatos históricos e cadernos com conteúdo diferenciado.

A diversidade de temas apresentados nas páginas da Gazeta da Serra consolidou o jornal junto à comunidade local, aponta o gerente Laerson Rigon. “A identificação comunitária acompanha a trajetória da Gazeta. É esse perfil que mantemos, focando especialmente a integração regional com as coberturas realizadas”, explica.

Com seções que, ao lado do noticiário, incluem coluna social, cruzadas e assuntos de variedades, o periódico hoje é uma importante referência para os moradores. Estes com frequência procuram o veículo para compartilhar histórias ou sugerir assuntos para as equipes responsáveis pela produção de conteúdo na redação integrada da Gazeta da Serra e da Rádio Gazeta 98,1, FM.

Publicidade

LEIA MAIS:
Gráfica Gazeta: conheça o espaço onde as notícias vão para o papel

Credibilidade que chega a 70 mil leitores de 30 municípios

Confiança acima de tudo
Se para o leitor o veículo é garantia de informação, para os parceiros comerciais tornou-se sinônimo de retorno garantido. Entre os que destacam os bons resultados dessa relação está Gilmar Ruben Finkler. Mais conhecido como Chico Finkler, ele é gerente do Supermercado Avenida, empresa de seu filho Rodrigo Finkler, em Sobradinho. Para ele, anunciar na Gazeta da Serra é imprescindível para o retorno nas vendas, pois o jornal atinge grande número de pessoas diretamente (assinantes) e indiretamente (nos pontos públicos onde ele é disponibilizado). “É essencial para que o público conheça e fique atualizado sobre a empresa e os produtos”, diz Finkler.

E se os clientes destacam o retorno, os leitores salientam a credibilidade. Morador de Ibarama, Arno Krumenauer, de 77 anos, acompanha semanalmente as notícias da região por meio da Gazeta da Serra. Entre os motivos que o levam a manter a assinatura está o fato de o semanário trazer assuntos locais. Ele ressalta também a importância do veículo para o exercício da leitura, algo que considera essencial e importante no seu dia a dia. Assinante há mais de 15 anos, o leitor de Linha Cascata recebe o jornal por meio do transporte escolar, nas manhãs de sexta-feira, ficando assim atualizado e “por dentro dos fatos”.

Publicidade

LEIA MAIS:
Rádio Gazeta, 101.7 FM e 99.7 FM: programação para todos os públicos
Rádio Rio Pardo: há 29 anos na cobertura de notícias da Cidade Histórica

Em sintonia com o público
Do noticiário do dia a dia aos principais lançamentos musicais, quem sintoniza a Rádio Gazeta 98,1 acompanha tudo o que acontece em Sobradinho e nos demais municípios da região Centro-Serra. No ar há três décadas, a emissora tem na variedade sua característica.

Instalada em um moderno estúdio de vidro em frente à Praça 3 de Dezembro, bem no Centro do município, a rádio, assim como o jornal Gazeta da Serra, conquistou espaço entre o público e hoje é uma referência na região, com abrangência em cerca de 80 municípios. Essa característica é fruto de uma trajetória que teve início há 30 anos, associada à programação variada e à interatividade com o público.

Publicidade

Além de manter em sua grade o noticiário das 8 às 10 horas todos os dias, a rádio virou uma referência por um dos programas mais populares do Centro-Serra: o Feirão da Gazeta. Com a proposta de aproximar pessoas que querem vender de quem deseja comprar, o quadro vai ao ar diariamente do meio-dia às 13h30 e, por mais de uma década, já ajudou a divulgar importantes oportunidades de negócios. “É uma atração para o público, que participa sem qualquer custo”, ressalta o gerente Laerson Rigon.

LEIA MAIS:
Para os leitores, pelos leitores e com os leitores
A evolução ao longo do tempo: veja as datas que marcaram a trajetória da Gazeta do Sul

Além da unidade da Capital do Feijão, a Gazeta 98,1 conta com uma sucursal em Arroio do Tigre, de onde é transmitido o Bailão Gazeta, e o estúdio de Lagoão, com programação noturna. “A programação musical é bastante eclética e tem desde lançamentos a clássicos, atendendo os diferentes públicos que nos acompanham”, acrescenta.

Publicidade

Ao mesmo tempo em que chega aos ouvintes pelas ondas do rádio, a programação pode ser acompanhada por meio das redes sociais. Esse novo canal também é muito utilizado, e tem como característica a interatividade instantânea com o público.

Estilo que agrada e gera retorno
Da mesma forma que o jornal, a força do rádio agrega parcerias, gerando canal direto de ligação e de comunicação com o consumidor. Essa é a visão de Angela Ferraz, proprietária da Oficina do Estudo, em Sobradinho. Com uma parceria de vários anos com a Rádio Gazeta 98,1 FM, Angela ressalta que o motivo primordial para escolher a emissora para veiculação dos anúncios é a abrangência que sua programação alcança.

Angela Ferraz é parceira da 98.1 FM há vários anos

Para ela, o estilo musical e a maneira como a programação é desenvolvida interagem com diversos públicos e faixas etárias. O jornalismo, acrescenta, traz informações e conteúdos de grande valia sobre a região, chegando aos leitores de maneira ética, responsável, transparente e com qualidade. “Tenho hoje a Gazeta como excelência em rádio”, afirma ela.

A mesma opinião é compartilhada por Clairton da Silva. Proprietário de um restaurante, ele acompanha a programação da 98,1 FM logo nas primeiras horas do dia. O estilo e a maneira como os programas são feitos “nos deixam em casa”, salienta Clairton. Segundo ele, a proximidade com os comunicadores e a abertura que eles proporcionam aos ouvintes sempre geram uma boa relação. Os comentários esportivos estão entre os assuntos preferidos de Clairton na programação, principalmente pela forma divertida e descontraída como são conduzidos.

Clairton da Silva gosta da proximidade com os comunicadores

LEIA MAIS:
Casa do Cliente Gazeta: um local para estreitar laços com a comunidade
‘Estamos devidamente preparados para o futuro’, diz diretor presidente do Grupo Gazeta

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.