Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

REVISÃO BIOMÉTRICA

Demanda excedeu capacidade de atendimento do cartório eleitoral nesta terça

Foto: Lula Helfer

Fila se formou do lado de fora do cartório

Mais de 400 pessoas procuraram o cartório eleitoral de Santa Cruz do Sul nesta terça-feira, 11, a fim de fazer o cadastramento biométrico – procedimento obrigatório para todos os eleitores e que precisa ser feito até dia 11 de março. A Central de Atendimento ao Eleitor tem nove guichês e cada atendimento para o cadastro da digital leva cerca de 15 minutos. A coordenação do setor estima em 400 o número máximo de pessoas que podem ser atendidas em um dia no local, durante as seis horas de expediente.

Nesta terça, este limite foi excedido e algumas pessoas receberam senhas e foram orientadas a retornar em outro dia. “Das 18 às 19 horas nós temos capacidade para atender 32 pessoas. As pessoas que não puderem ser atendidas neste intervalo de tempo receberão uma senha prioritária para comparecer a qualquer dia e não enfrentarão a fila de novo”, explicou, em entrevista à Rádio Gazeta FM 107.9 durante a tarde, o coordenador da Central de Atendimento ao Eleitor, Marcelo Vicente Freitas.

LEIA MAIS: Como fazer a biometria? Veja quatro dúvidas respondidas

Publicidade

Freitas ainda destacou que há atendimento preferencial para eleitores com mais de 60 anos de idade, gestantes e deficientes. “As outras pessoas precisam ter um pouco mais de paciência, porque realmente aumentou a procura”, relatou.

Cidadãos que precisam de outros serviços do cartório eleitoral são orientados a aguardar o fim do prazo para o cadastro da digital. “A prioridade nossa é fazer a revisão biométrica dos eleitores de Santa Cruz. Quem tiver que fazer um alistamento, uma revisão, uma transferência, deixe passar o prazo e venha depois do dia 11 de março, que vai estar bem mais tranquilo”, sugeriu Marcelo Vicente Freitas.

LEIA MAIS: A eleição vem aí: confira quais as principais datas do calendário

Publicidade

A Central de Atendimento ao Eleitor do Cartório Eleitoral de Santa Cruz do Sul funciona na Rua Ernesto Alves, 760. De segunda a quinta-feira o expediente é das 13 às 19 horas. Nas sextas-feiras o local fica aberto entre 9 e 15 horas. Segundo o coordenador, sempre na última hora de atendimento é feita a avaliação de quantas pessoas serão atendidas e as demais são liberadas e recebem uma senha preferencial para retornar em outro dia.

Segundo o cartório eleitoral, cerca de 30 mil eleitores de Santa Cruz ainda precisam fazer o recadastramento biométrico. “Mas a gente tem uma previsão de que alguns milhares não residem mais em Santa Cruz, então vão fazer transferência para outros municípios e assim regularizar seus títulos”, explicou Freitas.

LEIA MAIS: 31 mil eleitores podem ter o título cancelado em Santa Cruz

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.